Rio: Secretaria Municipal de Saúde realizará dia de mutirão contra a febre amarela neste sábado (25)

Segundo a SMS, 1.300 pessoas já foram vacinadas pela rede municipal na zona sul da cidade

A partir do próximo sábado (25) as clínicas da família promoverão a vacinação contra a febre amarela
A partir do próximo sábado (25) as clínicas da família promoverão a vacinação contra a febre amarela Reprodução / Facebook / Prefeitura do Rio

No próximo sábado (25) a SMS (Secretaria Municipal de Saúde) do Rio irá promover um dia de mobilização contra a febre amarela. Das 8h às 17h, todas as 233 unidades de atenção básica do município, Clínicas da Famíllia e Centros Municipais de Saúde, estarão promovendo a vacinação contra a doença. O dia será uma prévia da trabalho de extensão da imunização à toda população da cidade até o final do ano.

Já nesta segunda (20), os 34 postos de saúde da prefeitura que estão participando da vacinação contra a febre amarela estão recebendo um reforço das doses e estão orientados a vacinar até 250 pessoas por dia. Segundo informações das secretaria, somente os três postos da zonal sul do Rio, vacinaram 1.300 apenas no último final de semana. A SMS reiterou que não há necessidade de correria aos postos e que a prioridade nesta semana continua sendo para quem vai para áreas de risco, uma vez que não há notificação de casos de febre amarela na cidade.

— É muito importante que a população tenha em mente que poderá buscar a vacina na rede durante todo o ano e que é muito importante respeita​r​ as indicações para a vacina, uma vez que este imunizante é feito com vírus vivo atenuado, o que pode gerar efeitos colaterais graves. Todos serão imunizados, não há motivo para alarde ou corrida aos postos — afirmou o secretário de saúde, Carlos Eduardo.