Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Rio+Seguro completa 9 meses com redução de índices de criminalidade 

Segundo o Instituto de Segurança Pública, entre maio e julho, houve queda de até 78%  em crimes como de roubo a transeuntes na zona sul

Rio de Janeiro|Do R7

81 foragidos da Justiça foram detidos
81 foragidos da Justiça foram detidos 81 foragidos da Justiça foram detidos

O programa Rio+Seguro da Prefeitura do Rio completa nove meses em setembro redução de índices de violência em Copacabana e Leme, na zona sul, de acordo com informações da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Segundo dados do ISP (Instituto de Segurança Pública), apurados no trimestre de maio a julho, houve queda de até 78% nos percentuais de crimes como roubos a transeuntes (incluindo casos de roubo de celular e em coletivos) e de roubos e furtos de veículos, em relação ao mesmo período de 2017.

Em comparação com os números do início deste ano, a diminuição nos casos de furto, por exemplo, chega a 58% (481 ocorrências em julho contra 1.150 em janeiro).

Além disso, guardas municipais e policiais militares contratados na folga pela prefeitura detiveram 81 foragidos da Justiça em abordagens ou durante ação criminosa.

Publicidade

O prefeiro do Rio, Marcelo Crivella, destacou que a implementação do programa resultou em uma melhoria na qualidade de vida de moradores da região.

— O Rio + Seguro alia planejamento, inteligência e tecnologia no reforço do patrulhamento nas ruas. Mas esse importante programa inclui também ações de ordenamento urbano, como podas de árvores e manutenção de iluminação pública, e reúne diversos órgãos e secretarias da prefeitura. O resultado é o aumento da sensação de segurança para os cidadãos, com a consequente redução dos índices de criminalidade. É mais uma conquista auspiciosa do povo carioca.

Publicidade

O número de roubos a transeuntes (incluindo celular e em coletivo) caiu nos três meses do levantamento mais recente, feito de maio a julho, em comparação ao mesmo período do ano passado: 30%, 24% e 28%, respectivamente, em cada mês.

O índice de roubo e furtos a veículos na região também apresentou queda: 29%, 78% (a maior do período) e 50% respectivamente, em cada mês.

Publicidade

Outro ponto de destaque foi a redução gradativa dos furtos (menos os de veículos) em julho, na comparação com janeiro passado: 58%.

Pela primeira vez desde o início do programa, os roubos a estabelecimentos registraram em julho uma queda de 39%: de oito para cinco casos.

Além de ações de apoio à segurança pública, o Rio+Seguro, coordenado pela Seop (Secretaria Municipal de Ordem Pública), promoveu, ao longo de seus primeiros nove meses, a integração de sete órgãos municipais com diversas ações a partir de indicadores monitorados pela Central de Atendimento 1746. Foram 1.342 ações contra ambulantes ilegais; 543 vistorias em estabelecimentos comerciais; 1.171 inspeções; 4.444 podas de árvores; 2.039 serviços de conservação e manutenção de iluminação pública; e 809 serviços de manutenção na iluminação pública, entre diversas outras.

A informações recebidas em tempo real pelo Núcleo de Videopatrulhamento da Guarda Municipal, no COR (Centro de Operações Rio), são enviadas aos smartphones dos agentes que atuam nas ruas dos dois bairros pilotos. As equipes ainda com o suporte de dois micro-ônibus como base operacional, dez carros e 33 motocicletas. A população pode denunciar irregularidades pelo Disque-Rio+Seguro, que funciona no número (21) 98909-1153.

Os órgãos que participam do programa são as Coordenadorias de Controle Urbano e a de Licenciamento e Fiscalização (da Secretaria de Fazenda), Vigilância Sanitária (da Secretaria de Saúde), Comlurb, Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos e a Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente, com ações da Rioluz e Fundação Parques e Jardins.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.