Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Rio tem esquema de segurança antiprotesto com 1.100 homens para leilão do pré-sal

Estão programadas manifestações pela cidade nesta segunda-feira

Rio de Janeiro|Do R7

Integrantes do MST participaram de uma passeata contra o pré-sal
Integrantes do MST participaram de uma passeata contra o pré-sal Integrantes do MST participaram de uma passeata contra o pré-sal

As polícias Militar e Civil do Rio reforçaram o efetivo para esta segunda-feira (18) a fim de conter possíveis protestos violentos no Estado. Tropas do Exército foram convocadas para patrulhar os arredores do hotel Windsor, na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio, onde acontecerá a primeira rodada do leilão do Campo de Libra, relativo à exploração do pré-sal. A segurança do evento contará ao todo com cerca de 1.100 homens, entre militares e policiais federais e estaduais, policiais civis, guardas municipais e funcionários públicos.

O clima é de tensão em torno da licitação, já que movimentos sociais e sindicatos prometeram ir às ruas para condenar a venda dos direitos sobre a exploração de petróleo. Adeptos ao grupo Black Bloc confirmaram participação em dois atos, na Barra da Tijuca, zona oeste, e no centro.

A diretora-geral da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), Magda Chambriard, avisou que, por mais que aconteçam protestos, não há hipótese de a licitação ser adiada.

— É obrigação nossa fazer esquema de segurança para todas as rodadas de licitação. Sempre teve esquema de segurança, mas estamos em um período de manifestação no Rio de Janeiro em que há protestos pacíficos acabando em vandalismo. Você acha que eu posso bobear? Temos que preservar [a segurança da rodada].

Publicidade

Policiais militares vão trabalhar em pelo menos 15 pontos estratégicos da Barra da Tijuca, a fim de evitar a aproximação de manifestantes ao hotel. Haverá ainda o reforço no patrulhamento em 13 pontos do Rio, em frente a prédio públicos importantes e em locais onde há possibilidade de grande aglomeração de público, como a Cinelândia. As delegacias da Polícia Civil terão as equipes reforçadas para atender ocorrências relacionadas ao evento.

O campo de Libra, oferecido no leilão, tem reserva estimada entre 8 bilhões e 12 bilhões de barris de petróleo. No auge da extração, segundo Magda Chambriard, a área deve render 1,4 milhão de barris por dia, equivalente a 2/3 da média diária do País produz hoje.

Publicidade

Petroleiros contrários ao leilão entraram em greve na terça-feira (16). Eles querem evitar que o Campo de Libra caia em "mãos estrangeiras". A licitação será feita pelo sistema de partilha, e não concessão, o que garante um percentual mínimo de 30% à Petrobras, que será a operadora do campo. Descoberta em 2010, a área fica na Bacia de Santos, a cerca de 180 km da costa do Rio de Janeiro.

Esquema de trânsito

Publicidade

Por determinação da Presidência da República, a prefeitura do Rio fará interdições em ruas da Barra da Tijuca a partir da meia-noite. Moradores devem portar comprovante de residência para circular sem restrição pela região. Serão fechadas as seguintes vias:

Avenida Lúcio Costa, entre as ruas John Kennedy e deputado José da Rocha Ribas

Rua John Kennedy

Rua Deputado José da Rocha Ribas

Rua Prudência do Amaral

Rua Martinho de Mesquita

Rua Embaixador Gilberto Mafra

Rua Arquiteto Afonso Reidy, entre as ruas John Kennedy e Prudência do Amaral

Rua Zaco Paraná, entre as ruas John Kennedy e Prudência do Amaral

Rua Paranhos Antunes, entre John Kennedy e Prudência do Amaral

Os ônibus que passam pela Avenida Lúcio Costa circularão pelas avenidas das Américas, Armando Lombardi e Ministro Ivan Lins. Oito linhas terão itinerários modificados: 302 (Rodoviária x Recreio, via Avenida Lúcio Costa); 309 (Central x Alvorada, via Botafogo/Avenida Lúcio Costa); 316 (Central x Recreio, via Botafogo/Avenida Lúcio Costa); 317 (Central x Alvorada, via Túnel Santa Bárbara - Circular); 332 (Castelo x Taquara, via Barra da Tijuca); 748 (Cascadura x Barra, via Estrada de Jacarepaguá - Circular); 805 (Alvorada x Jardim Oceânico - Circular) e 844 (BarraShopping x Barrinha - Circular).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.