Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Rio vai exigir passaporte de vacina para frequentar espaços

"Nosso objetivo é criar um ambiente difícil para quem não quer se vacinar", disse o prefeito Eduardo Paes durante coletiva

Rio de Janeiro|Rafael Nascimento, do R7 *

Divulgação do 34º Boletim Epidemiológico do Rio
Divulgação do 34º Boletim Epidemiológico do Rio Divulgação do 34º Boletim Epidemiológico do Rio

A cidade do Rio de Janeiro vai exigir comprovante de vacinação para que a população possa frequentar determinados espaços. A medida começa a valer a partir da próxima quarta-feira (1º) e foi publicada no Diário Oficial do município desta sexta-feira (27).

O anúncio foi realizado durante a Divulgação do 34º Boletim Epidemiológico do Rio. Participaram do boletim o prefeito Eduardo Paes, o secretário de Saúde Daniel Soranz e o superintendente de Vigilância Sanitária, Márcio Garcia.

Entre os espaços que deverão solicitar comprovação vacinal estão:

- Academia de ginástica, estádios e ginásios esportivos, cinemas, teatros, museus, galerias e exposições de arte, convenções, conferências e afins;

Publicidade

- A comprovação também será necessária para quem se submeter a cirurgias eletivas nas redes pública e privada;

- Para quem desejar ser incluído ou manter o acesso ao programa Cartão Família Carioca.

Publicidade

"Obviamente o nosso objetivo é proteger as pessoas que acreditam na ciência e se vacinaram e também fazer com que as pessoas se vacinem. Não é concebível que as pessoas que acham que vão se proteger sem a devida aplicação do imunizante terão uma vida normal. Nao terão! O nosso objetivo é criar um ambiente dificil para quem não quer se vacinar", afirmou Paes durante a coletiva.

O prefeito ainda informou que quase 200 mil pessoas não tomaram a 2ª dose. "Vamos nos conscientizar e tomar a vacina. Tem imunizante pra todo mundo. Queremos atingir a perfeição! [da aplicação da vacina]", disse.

Publicidade

Podem ser apresentados o certificado de vacinação digital, por meio do aplicativo Conecte SUS, ou a impressão do PDF com as informações de imunização que o aplicativo fornece, além do comprovante de carteira de vacinação. Certificados de vacianção internacional e de institutos de pesquisas também são válidos.

O prefeito Eduardo Paes ainda fez um apelo ao donos de estabelecimentos públicos.

"A prefeitura não é babá, não conseguimos estar em todos lugares ao mesmo tempo, não conseguimos fiscalizar tudo. Donos de espaços de eventos façam vocês mesmos essa fiscalização! Isso vai nos permitir, muito em breve, flexibilizar as medidas restritivas", explicou o prefeito.

O secretário de Saúde, Daniel Soranz, anunciou ainda que a partir do dia 1º de setembro a SMS (Secretaria Municipal de Saúde) vai publicar um calendário de pessoas que já deveriam ter tomado a segunda dose de algum imunizante. Esse calendário servirá de apoio para que os estabelecimentos possas averiguar se os frequentadores estão com imunização pendente.

Panorama de casos e óbitos

Até o momento, no ano de 2021, houveram 226 mil casos de infecção por covid-19 no município do Rio de Janeiro, sendo destes cerca de 35 mil graves. A taxa de letalitade neste ano é de 5,6% e o número demonstra queda comparado a 2020, que foi de 8,9%.

As medidas restritivas estão prorrogadas até o dia 13/09. O município segue com risco alto para contaminação do vírus.

Dose de reforço para idosos

Idosos que residem em ILPs (Instituições de Longa Permanência) receberão a dose de reforço entre 1ª e 10 de setembro, nas próprias instituições. Estão elegiveís os idosos que tenham tomado a segunda dose há pelo menos seis meses.

Os demais idosos tomam a terceira dose a partir do dia 13 de setembro, seguindo calendário por idade. Esse grupo deve ter recebido a segunda dose há pelo menos 3 meses.

Cerca de 30 mil idosos da cidade do Rio de Janeiro ainda não tomaram a primeira dose do imunizante contra covid-19. No momento, 94% desta população já tem o esquema vacinal completo.

Pessoas imunossuprimidas também serão incluídas no grupo da terceira dose com aplicação a partir de 15 de setembro. A dose de reforço pode ser aplicada 28 dias após a última dose do esquema vacinal básico. Não haverá calendário por idade para este grupo.

Calendário de vacinação geral

Mais de cinco milhões de cariocas já estão vacinados com a 1ª dose ou dose única. Dos adultos, 95% se enquandram nesse perfil. Nesta sexta (27), a capital fluminense vacina meninos de 17 anos. No sábado tem repescagem para faixa etária de 17 anos ou mais, para ambos sexos.

Na próxima semana é a vez de meninos e meninas com 15 e 16 anos. Até 31/08 a Prefeitura do Rio prevê a vacinação até a faixa etária de 12 anos. Lembrando que adolescentes com 12 anos ou mais com deficiência já podem se vacinar.

A partir desta sexta (27), a prefeitura inicia uma repescagem para pessoas com 21 anos ou mais. A ideia é aumentar o número de pessoas vacinadas numa faixa etária maior. Todo calendário será mantido de acordo com a entrega de doses pelo Ministério da Saúde, segundo o secretário de Saúde, Daniel Soranz.

*Estagiário do R7, sob supervisão de PH Rosa

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.