Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

RJ: imagens mostram humilhação e tentativa de agressão a professor

Estudante do Ciep Mestre Marçal intimida professor, morde a prova e quebra quadro branco da sala de aula

Rio de Janeiro|Lucas Ferreira, do R7*

Vídeo exibe prova de aluno com palavrões
Vídeo exibe prova de aluno com palavrões Vídeo exibe prova de aluno com palavrões

Um vídeo mostra estudantes do Ciep Mestre Marçal, em Rio das Ostras, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, humilhando e tentando agredir um professor em sala de aula. A filmagem, feita na última terça-feira (18), também exibe os alunos destruindo o quadro branco.

São uma série de pequenos vídeos que começam com os alunos xingando e ameaçando o professor. O estudante que está filmando questiona o colega de turma sobre a possibilidade de matar o professor. “Você vai matar o professor, cara? Não faz isso não, não faz isso não. O cara te dá aula, o cara é maneiro”. O outro estudante responde: “F***-se. Ele nunca mais vai dar”.

Em seguida, o professor parece tentar chamar alguém da direção para tentar conter os ânimos dos alunos, ele pede para alguém dar um “pulo” na sala. O mesmo estudante que ameaçou o docente de morte grita: “Pulo é o c***, rapa”.

Em nota, a Prefeitura de Rio das Ostras disse que foi informada do ocorrido e instruiu o professor a procurar a Ouvidoria para registrar o caso. O munícipio também dará suporte psicológico e jurídico ao professor (leia a nota na íntegra). 

Publicidade

A sequência da filmagem é com o aluno que fez as ameaças de morte escrevendo uma série de xingamentos em uma prova. Ele repete nas questões “f***-se”, “to nem aí!” e “muito bem”, em uma alternativa que diz: “Dei um presente ao vovô”.

Este mesmo aluno, então, tira a prova de um colega da mão do professor, a morde — arrancando um pedaço — e devolve. O vídeo seguinte mostra o aluno mais exaltado amassando a sua folha de prova e entregando ao docente, enquanto outras pessoas da turma dão risada e dizem: “Tu é o capeta!”.

Publicidade

Os vídeos terminam com um aluno destruindo o quadro branco da sala de aula e outro estudante arremessando um objeto pesado em direção ao professor, que estava de costas escrevendo no quadro.

Leia a nota oficial da Prefeitura de Rio das Ostras na íntegra:

Publicidade

"A Prefeitura de Rio das Ostras informa que a nova administração municipal, empossada há dois meses, tem priorizado a Educação e tentado sanar os problemas encontrados nessa área. A Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer só foi informada da ocorrência no dia 18, quando o professor relatou o fato e requereu mudança de turma, porém, manifestando o desejo de continuar na escola. O professor foi orientado a registrar os fatos na Ouvidoria, sendo atendido pela Subsecretária de Educação. A Secretaria tomou as providências cabíveis e o professor foi informado sobre seu remanejamento de turma e a intervenção que seria feita na unidade escolar com os alunos. Além disso, será ofertado orientação jurídica e apoio psicológico ao professor. Quanto aos alunos, foram tomadas as medidas disciplinares cabíveis, todas de acordo com a legislação federal e o regimento escolar. 

A Secretaria informa, ainda, que está implantando na Rede Municipal de Ensino o Projeto de Mediação de Conflito no Ambiente Escolar, formado por Equipe Multidisciplinar composta por psicólogo, assistente social e orientador educacional. O objetivo é dar suporte às unidades escolares e aos seus profissionais."

*Estagiário do R7, sob supervisão de Raphael Hakime

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.