Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

RJ: mais de 16 mil estudantes em 7 cidades fazem o Enem neste final de semana

Segunda aplicação do exame foi marcada após ocupação dos locais de prova em novembro

Rio de Janeiro|Do R7

Estudantes farão as provas do Enem durante o final de semana
Estudantes farão as provas do Enem durante o final de semana Estudantes farão as provas do Enem durante o final de semana

Porta de entrada para diversas universidades e às políticas públicas de educação do país, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) terá uma segunda aplicação neste sábado (3) e domingo (4). No Estado do Rio, 16.541 estudantes são esperados para fazer as provas. Ao todo, serão 15 locais de aplicação em sete cidades.

A decisão de marcar uma segunda aplicação do exame aconteceu após a ocupação de unidades escolares por estudantes que protestavam contra a reforma do Ensino Médio e contra a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 55, conhecida também como PEC do Teto, que prevê o congelamento dos investimentos públicos pelos próximos 20 anos.

Segundo dados o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pela aplicação do exame, a cidade com o maior número de inscritos é Niterói, com 7.584 estudantes, seguida pela Capital, com 5.446. Estudantes de Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Rio das Ostras e São Gonçalo também participarão da segunda aplicação.

O Rio é o sexto Estado com o maior número de estudantes que farão o exame neste final de semana. Minas Gerais lidera a lista, com 72.302 inscritos, seguido pelo Paraná, que tem 43.617, e pela Bahia, com 37.927. Espírito Santo, que tem 23.486 participantes, e Pernambuco, com 17.15, também têm mais inscritos que o Rio.

Publicidade

Em todo o Brasil, 277.622 participantes que foram afetados pelas ocupações nas escolas farão a segunda aplicação do Enem. Desse total, 57% são do gênero feminino e 43% masculino. Os que têm entre 21 e 30 são a maioria no universo de participantes, com 34%. Em seguida, aparecem os maiores de 30 anos, com 16%.

Assim como na primeira aplicação, os participantes terão coleta de dado biométrico, que será realizada pelo chefe de sala durante a aplicação, e, na entrada e saída dos banheiros, todos passarão por vistoria com detectores de metais.

Publicidade

Uma das provas mais aguardadas ao longo do ano para quem sonha em cursar uma faculdade, o Enem teve 550.181 inscritos em todo o Estado do Rio. A primeira aplicação das provas aconteceu nos dias 5 e 6 novembro.

Horários e provas

Publicidade

Os portões nos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário oficial de Brasília). A aplicação do exame começa às 13h30.

No sábado, os candidatos farão as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com 4h30 de duração. Já no domingo, será a vez de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, além de Redação, em 5h30 de prova. Cada uma das quatro provas objetivas terão 45 questões de múltipla escolha.

Cada participante deve levar uma caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, obrigatória para o exame. O uso de outra cor poderá comprometer a leitura ótica do Cartão-Resposta.

O candidato também deve levar um documento de identificação original com foto, como identidade ou CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Local de prova

Os candidatos do Enem podem acessar o local de prova na internet ou pelo aplicativo do Enem. Além do local, data e horário de prova, o cartão de confirmação traz o número de inscrição do estudante, a opção de língua estrangeira e, quando for o caso, a indicação de atendimento especializado e específico e a solicitação de certificação do ensino médio.

O cartão de confirmação está disponível pela internet, na Página do Participante, e também no aplicativo do Enem, nas plataformas Android, iOS e Windows Phone. No dia da prova, não é obrigatória a apresentação do cartão. O acesso é de responsabilidade do candidato. A recomendação é que os participantes conheçam o trajeto para o local de prova com antecedência para evitar atrasos no dia do exame.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.