Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

RJ: mapa aponta que 35% das ameaças naturais são deslizamentos e inundações

Mapa que apresenta estudo sobre riscos naturais será lançado nesta terça-feira (29)

Rio de Janeiro|Do R7

Um estudo feito pela Sedec (Secretaria de Estado de Defesa Civil) aponta que 35% das ameaças naturais que atingem o Estado do Rio de Janeiro são deslizamentos e inundações. O resultado foi obtido por meio de um diagnóstico feito para 460 ameaças mais recorrentes. A pesquisa será lançada nesta terça-feira (29) no Mapa de Ameaças Naturais do Estado do Rio de Janeiro.

Segundo o tenente-coronel Paulo Renato Vaz, diretor da Esdec (Escola de Defesa Civil), esse estudo vai ajudar as defesas civis municipais a pensarem em planos de contingência de acordo com as ameaças prevalentes em cada local.

— Baseados nesta pesquisa, vamos oferecer às 92 defesas civis municipais um treinamento específico e intensivo para que elaborem e ponham em prática com antecedência seus planos de contingência para cada uma das ameaças citadas. Estamos não apenas identificando e hierarquizando os riscos, mas também tomando providências, afirmou o diretor.

Segundo a secretaria, em Petrópolis, Nova Friburgo e Teresópolis, na região serrana, deslizamentos e inundações são as ameaças mais comuns. No município de Bom Jardim, também na região serrana, inundações e enxurradas acontecem com mais frequência.

Publicidade

Na região metropolitana, o trabalho aponta que Niterói tem prevalência de deslizamentos, assim como na capital fluminense, que também tem grandes riscos de alagamentos.

O evento de lançamento do Mapa de Ameaças Naturais 2014 será realizado no Complexo de Ensino Coronel Sarmento, em Guadalupe, zona norte, às 14h, e contará com a presença do secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, coronel Sérgio Simões.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.