Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

RJ registra menor taxa de testes positivos da Covid-19 em outubro

Estado tem 10% de testes positivos. Em dezembro de 2020, este índice estava em 42%

Rio de Janeiro|Da Agência Brasil

Índice de testes positivos para Covid-19 está em 10% no estado do Rio de Janeiro
Índice de testes positivos para Covid-19 está em 10% no estado do Rio de Janeiro Índice de testes positivos para Covid-19 está em 10% no estado do Rio de Janeiro

O estado do Rio de Janeiro teve, no mês de outubro, a menor taxa de diagnósticos positivos para testes da Covid-19. Com um índice de 10%, este é o registro mais baixo desde o início da série histórica da pandemia, em março de 2020. O monitoramento realizado pela Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde registrou uma redução de 13% nos exames com resultados positivos em relação aos realizados em setembro.

De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe, o índice é devido ao avanço da vacinação. “Já tivemos uma redução significativa e sustentável nas últimas quatro semanas no número de casos, óbitos e na taxa de ocupação”, destacou Chieppe.

Pico da doença

O pico da taxa de positividade foi de 48%, registrado em abril do ano passado, quando o estado enfrentava a primeira onda da pandemia do novo coronavírus e poucos testes estavam disponíveis para a população. Esse índice voltarou a subir em dezembro de 2020, durante a segunda onda da Covid-19, ocasião em que a taxa chegou a 42%.

Para a coordenadora de informações e Saúde da Secretaria de Estado de Saúde, Luciane Velasque, a taxa de positividade é um indicador da circulação do vírus. "Esse número de 10% significa que a cada 100 exames realizados, dez resultaram em positivo. Isso quer dizer que já chegamos a registrar quase 50 testes positivos a cada 100 e agora estamos com os números em frequente queda”, revelou.

Publicidade

Na avaliação do cenário epidemiológico da Covid-19, são considerados os dados de capacidade instalada, taxa de ocupação e previsão de esgotamento de leitos, e epidemiológicos, como a variação do número de casos e óbitos e taxa de positividade. Nas últimas quatro semanas, o Mapa de Risco da Covid do Estado, os índices vêm registrando queda sustentável.

A 54ª edição do Mapa de Risco da Covid-19, divulgada na última sexta-feira (29), registrou pela primeira vez na série histórica uma região com bandeira verde (risco muito baixo para Covid-19). Na média geral do estado, o número de internações por SRAG (síndrome respiratória aguda grave) caiu 45%; e de óbitos, 52%.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.