Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

RJ suspende vacinação para grávidas após orientação da Anvisa

Agência suspendeu aplicação de AstraZeneca em gestantes; Secretaria Estadual de Saúde aguarda orientação do Ministério da Saúde

Rio de Janeiro|Rafaela Oliveira, do R7*, com Record TV Rio

Com orientação da Anvisa, RJ suspende vacinação para grávidas
Com orientação da Anvisa, RJ suspende vacinação para grávidas Com orientação da Anvisa, RJ suspende vacinação para grávidas

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro recomendou a suspensão da vacinação contra a covid-19 para as gestantes nesta terça-feira (11), após orientação da Anvisa de vetar a aplicação de Astrazeneca. Em nota, a SES disse que aguarda novas recomendações do Programa Nacional de Imunizações para o grupo. Em conjunto, a administração municipal também seguiu o alerta.

Na noite desta segunda-feira (10), a Anvisa orientou a suspensão da vacina Astrazeneca/Fiocruz para grávidas. Segundo a Agência, a bula deste imunizante da covid-19 deve ser seguida pelo Programa Nacional de Imunização e que o uso de vacinas com contraindicação só deve ser feito com acompanhamento médico individual.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde no Rio afirmou que segue esta orientação e que, até que a investigação de eventos adversos em grávidas seja finalizada pelo Ministério da Saúde, também está suspensa a vacinação gestantes e purérperas na cidade.

A partir de segunda-feira, o calendário para a primeira dose da vacinação voltou a ser dividido por gênero e idade no município do Rio. Nesta terça (11), os homens de 49 anos recebem a imunização. Segundo a Prefeitura do Rio, entre hoje e sexta-feira (14), serão vacinados os profissionais de saúde entre 30 e 34 anos de idade, no período da tarde.

Publicidade

Quanto à Coronavac, uma nova remessa foi recebida na última sexta-feira. Na quinta (13), será retomada a aplicação deste imunizante para completar a vacinação de idosos de 65 e 64 anos. Já na segunda (17), está prevista a imunização de 63, 62 e 61 anos com a segunda dose.

O Município de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, anunciou que suspendeu a aplicação da Astrazeneca para gestantes com comorbidades na cidade a partir deste terça-feira. 

Publicidade

Sobre a segunda dose para aquelas que tomaram a Astrazeneca, a SES informou, por meio de nota, que, à princípio, a aplicação também está suspensa para gestantes.

*Estagiária do R7, sob supervisão Celso Fonseca

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.