Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

RJ tem risco baixo para a Covid-19 pelo terceiro mês seguido

Secretário diz que isso é reflexo da cobertura vacinal no estado, que já alcançou mais de 50% da população com duas doses

Rio de Janeiro|Da Agência Brasil

Cobertura vacinal influenciou em resultado, diz secretário da Saúde do estado do Rio
Cobertura vacinal influenciou em resultado, diz secretário da Saúde do estado do Rio Cobertura vacinal influenciou em resultado, diz secretário da Saúde do estado do Rio

O Mapa de Risco da Covid-19, divulgado nesta sexta-feira (12), mostra que, pela 11ª semana consecutiva, o estado do Rio está com bandeira amarela, o que significa risco baixo para transmissão da Covid-19. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, esta é também a terceira semana seguida que a Região Metropolitana l, que abrange a capital e a Baixada Fluminense, fica classificada na bandeira verde, com risco muito baixo para a doença.

Cada bandeira representa um nível de risco e um conjunto de recomendações de isolamento social, que variam entre as cores roxa (risco muito alto), vermelha (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo).

De acordo com o secretário estadual da Saúde, Alexandre Chieppe, o Mapa de Risco mostra, mais uma vez, a consolidação na queda dos indicadores epidemiológicos e assistenciais da Covid-19. Chieppe disse que isso é reflexo da cobertura vacinal no estado, que já alcançou mais de 50% de toda a população com duas doses. “Por isso, é importante que a população continue se vacinando e retorne aos postos para receber a segunda dose”, afirmou o secretário.

Idosos

Publicidade

Segundo a secretaria, outro dado importante é o retrocesso da pandemia da Covid-19, quando são levadas em conta as internações de idosos. Em outubro, o número das internações de pessoas com mais de 70 anos caiu 77% em relação ao registrado em setembro. Foram internados 2.373 idosos em setembro e 546 em outubro.

A única região do estado que apresentou risco moderado para a Covid-19 (bandeira laranja) foi a centro-sul. A alteração nessa área deve-se à ocorrência de dois óbitos no período analisado. Como no mapa anterior houve um óbito, isso representou aumento de 100% nos dados.

Publicidade

A análise compara as semanas epidemiológicas 43 (24 a 30 de outubro) e 41 (10 a 16 de outubro).

Em nota, a Secretaria de Saúde informa que, na média geral do estado, o número de internações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) caiu 37% e o de óbitos, 59%, quando comparadas as semanas epidemiológicas 43 e 41.

Conforme a nota, com o avanço da vacinação e a queda nos índices de transmissão da doença, a taxa de ocupação segue em queda sustentável. “A de UTI está em 29% e a de enfermaria, em 17%. Todas as regiões de saúde apresentaram taxa de ocupação inferior a 50%”, diz o texto.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.