Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Secretário de Segurança do RJ diz que roubos a carga financiam armas

Richard Nunes também lamentou repercussão internacional do relatório que acusa agentes de segurança por supostos abusos e crimes em comunidades

Rio de Janeiro|Da Agência Brasil

Secretário apontou app Emergência RJ como proteção
Secretário apontou app Emergência RJ como proteção Secretário apontou app Emergência RJ como proteção

O Secretário de Estado de Segurança, general Richard Nunes, apresentou nesta terça-feira (16) as iniciativas de prevenção e valorização dos agentes de segurança e as estratégias para a preservação da vida e a diminuição dos índices de criminalidade, como os crimes contra a vida e contra o patrimônio, que, segundo a secretaria, é fonte de financiamento do narcotráfico para a aquisição de armas de guerra.

Richard Nunes mostrou os dados divulgadas pelo ISP (Instituto de Segurança Pública) que revelam a redução de importantes indicadores de criminalidade.

“O roubo de carga financia a criminalidade para a compra de armas. Coibir o roubo de veículo é proteger a vida, porque 43% dos latrocínios ocorrem nos roubos de automóveis”, completou.

A apresentação foi durante uma reunião com a Defensoria Pública da União, o MP-RJ (Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro), a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, o Gabinete da Intervenção Federal e a Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos.

Publicidade

Entre as ações de valorização, prevenção e preservação da vida, o secretário apontou o aprimoramento dos atos normativos das Polícias Civil e Militar, com base nos protocolos operacionais para áreas sensíveis, localidades em que, conforme a Seseg (Secretaria de Estado de Segurança), se presume possa ocorrer elevado risco de confronto armado com suspeitos em consequência de operação policial.

Outro ponto destacado pelo secretário, como medida protetiva para a população, foi o aplicativo Emergência RJ, que existe desde 2016. Com ele, o usuário pode fazer denúncias que vão direto para a Central do 190. O app terá, em breve, uma nova funcionalidade que permitirá à população receber as informações de operações policiais na área em que ele estiver localizado.

Publicidade

Leia também

Richard Nunes falou ainda sobre o aplicativo ValoraSeg, desenvolvido pela Subsecretaria de Educação, Valorização e Prevenção que amplia, qualifica e padroniza o atendimento às vítimas de crimes contra grupos vulneráveis: crianças e adolescentes, mulheres, LGBT, idosos e vítimas de crimes raciais e intolerância religiosa. Ainda conforme o secretário, houve visitas às regiões integradas de Segurança Pública, principalmente as do interior, para conhecer as necessidades dos agentes de segurança, e das unidades operacionais daquelas regiões.

Mandados

Publicidade

O secretário comentou também as polêmicas sobre os mandados de prisão e busca e apreensão por área e o fichamento de moradores em comunidades. Ele lamentou a repercussão internacional do relatório divulgado pela Defensoria Pública que acusa, sem identificar, agentes de segurança por supostos abusos e crimes em comunidades.

No fim da reunião, Richard Nunes defendeu que o diálogo entre as instituições é fundamental para que todos continuem trabalhando a favor da sociedade.

“O relatório que a Defensoria Pública nos entregou será muito bem analisado”, assegurou.

Assista ao vídeo:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.