Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Sem leitos para covid-19, Campos (RJ) vai decretar fechamento total

Medida valerá a partir deste sábado (20). Ao menos 13 adultos e quatro crianças estão na fila de espera de UTI

Rio de Janeiro|Laura Rocha, do R7*

O prefeito de Campos dos Goytacazes, Wladimir Garotinho, declarou o fechamento total da cidade, após 100% da ocupação de leitos de covid-19, tanto do serviço público quanto do privado. A decisão foi tomada nesta sexta-feira (19) em uma reunião do Gabinete de Crise para conter o avanço da pandemia.

Faltam leitos para atender pacientes com covid-19
Faltam leitos para atender pacientes com covid-19 Faltam leitos para atender pacientes com covid-19

A medida englobará comércio, restaurantes, bares e academias e passa a valer a partir deste sábado (20). No município, 17 pessoas, incluindo quatro crianças, aguardam na fila de espera por vagas na UTI. 

Com isso, até mesmo atividades essenciais terão restrições, como a proibição da entrada de crianças menores de 10 anos e idosos e a redução do horário de funcionamento e da capacidade máxima nesses estabelecimentos. O decreto oficial com todos os detalhes do fechamento sairá até a noite desta sexta.

Na reunião do Gabinete de Crise, estavam o prefeito, o vice-prefeito, Frederico Paes, e representantes do comércio no município, além de promotores, defensores públicos, vereadores, profissionais de saúde, dirigentes de hospitais particulares, Polícia Militar, entre outros.

Publicidade

De acordo com oúltimo boletim da prefeitura, Campos registrou 409 novos casos e oito mortes por covid-19 apenas na última quinta. No total, a cidade do Norte Fluminense contabiliza 786 mortes desde o início da pandemia. Entre cerca de 510 mil habitantes, já foram vacinados aproximadamente 29 mil pessoas no município.

Em relação à falta de equipamentos, a Prefeitura de Campos teria tentado comprar 40 mil bloqueadores neuromusculares, além de respiradores, sem sucesso. De acordo com o prefeito, o governo estadual enviou cerca de 400 unidades.

Publicidade

Já sobre uma nova remessa de respiradores, o governador em exercício, Cláudio Castro, ainda não se manifestou.

Também nesta sexta (19), Claudio Castro anunciou que vai abrir mais 450 leitos para tratamento de pacientes com covid-19 no Estado. Cerca de 150 vagas serão disponibilizados na rede federal e outras 300 serão oferecidas na rede privada, mas custeadas pelo governo estadual. 

*Estagiária do R7, sob supervisão de Bruna Oliveira

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.