Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Servidores protestam na Alerj contra privatização da Cedae, mesmo com sessão adiada

Votação do projeto ainda não tem nova data para ser realizada

Rio de Janeiro|Do R7

Manifestantes interditaram a rua Primeiro de Março, no centro do Rio, durante a manifestação
Manifestantes interditaram a rua Primeiro de Março, no centro do Rio, durante a manifestação Manifestantes interditaram a rua Primeiro de Março, no centro do Rio, durante a manifestação

Os servidores públicos voltaram a ocupar a frente da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro), na manhã desta terça-feira (14). Por volta das 11h o grupo fechou o trânsito da rua Primeiro de Março, no centro do Rio, por onde seguiam até o palácio Tiradentes. O ato é um protesto ao pacote de austeridade do Governo do Estado e, principalmente, a venda da Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro), que entraria em votação nesta terça.

Na segunda (13), o presidente da Alerj Jorge Picciani (PMDB) comunicou o adiamento da votação, que ainda não tem nova data marcada. O projeto autoriza o uso das ações da Cedae para viabilizar empréstimo de R$ 3,5 bilhões da União. A privatização da Cedae é condição irrevogável no acordo assinado no último dia 26, pelo governador do Rio Luiz Fernando Pezão com o Governo Federal. Em troca do socorro financeiro, o governo fluminense deverá entrar em um programa de ajuste fiscal pelos próximos três anos.

Mesmo com o adiamento da sessão, o Muspe (Movimento Unificado dos Servidores Públicos Estaduais) manteve o ato marcado para esta terça. Em nota, afirmou que acredita que a votação tenha sido adiada para assegurar ao Governo do Estado a aprovação do projeto, que até o momento não estaria garantida, segundo o Muspe.

"Ao contrário do que diz o Presidente da ALERJ, o governo não dispõe de ampla maioria. Acreditamos que a votação está tecnicamente empatada. Sucessivas denúncias envolvendo o governador Luiz Fernando Pezão em mais uma fase da Lava-Jato diminuem a credibilidade do governo e enfraquecem uma decisão final dos deputados a respeito da privatização da CEDAE", declarou em nota.

Publicidade

Pagamento dos servidores

Nesta terça, funcionários públicos das áreas de Educação, Segurança, Administração Penitenciária e Bombeiros devem receber o salário integral de janeiro. No caso dos servidores da educação, será depositado o valor apenas para os ativos. Nos demais setores, serão beneficiados também os aposentados e pensionistas. Neste mês, os salários serão pagos com os reajustes estabelecidos em 2014: agentes da Polícia Ccivil (10,22%), bombeiros e policiais militares (7,65%), agentes penitenciários (3,24%) e delegados da Polícia Civil (3,3%).

O calendário de pagamento dos demais servidores estaduais ainda não foi divulgado pelo governo. No dia 8 deste mês, eles receberam a última parcela do salário referente à dezembro. Os servidores de todas as áreas aguardam, também o pagamento do 13º salário.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.