Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Superintendente da PF toma posse no Rio de Janeiro

Na cerimônia, Ricardo Saadi ressaltou importância da cooperação com órgãos de segurança púbica e polícias estrangeiras

Rio de Janeiro|Da Agência Brasil

Saadi era superintendente da PF no Rio Grande do Sul
Saadi era superintendente da PF no Rio Grande do Sul Saadi era superintendente da PF no Rio Grande do Sul

O novo superintendente da PF (Polícia Federal) no Rio de Janeiro, Ricardo Saadi, tomou posse nesta sexta-feira (20) e prometeu integração com órgãos de segurança púbica e polícias estrangeiras. A solenidade foi realizada na sede da superintendência, no centro do Rio de Janeiro, e contou com a presença do ministro extraordinário da Segurança Pública, Raul Jungmann, e do interventor federal na Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, general Walter Braga Netto.

Entre as medidas, o novo superintendente prometeu a abertura de um posto de emissão de passaportes no Aeroporto Santos Dumont, no centro da cidade, além de um posto de atendimento aos estrangeiros. Outra ação anunciada por Saadi é a convocação de um gestor do Ministério do Planejamento para fazer uma análise de dados e resultados das ações da PF no Rio de Janeiro. 

O novo superintende elogiou o general Braga Netto por adotar ações de combate à violência no curto prazo e ações estruturantes nos órgãos de segurança estaduais.

— A PF está à disposição para que possamos trabalhar juntos da melhor forma e da forma mais articulada possível — afirmou.

Publicidade

Saadi também disse que buscará investir em tecnologia, digitalizando inquéritos que ainda hoje tramitam em papel, para facilitar a comunicação com a Justiça e o Ministério Público.

Segundo o diretor-geral da PF, Rogério Galloro, o centro de cooperação internacional, que abrigou órgãos de inteligência e polícias estrangeiras durante grandes eventos na cidade, se tornará um centro de integração permanente. Atualmente, o local funciona como sede da Interpol no Rio e, em um primeiro momento, chegarão ao local para colaborar com representantes da Argentina, do Paraguai e da Bolívia.

Publicidade

Novo superintendente

Ricardo Saadi ocupava o cargo de superintendente da PF no Rio Grande do Sul e, de 2010 a 2017, foi diretor no Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional do Ministério da Justiça.

Publicidade

Ele substituiu Jairo Souza da Silva, que ficou pouco mais de um ano à frente da superintendência fluminense da PF, período no qual operações importantes prenderam ex-governadores, ex-presidentes da Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) e conselheiros do TCE (Tribunal de Contas do Estado).

O novo superintendente ingressou na PF como delegado em 2002 e é formado em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde também concluiu o mestrado e o doutorado em Direito Político e Econômico. Saadi ainda cursou graduação em ciências econômicas na PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).

Troca de informações

Durante a solenidade, também foi assinado um acordo de cooperação com o Detran-RJ (Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro). O acordo marca a entrada da PF como órgão participante do Portal da Segurança do Estado do Rio de Janeiro, para facilitar o intercâmbio de informações.

O acordo foi assinado pelo secretário estadual de Segurança Pública, general Richard Nunes, pelo diretor-geral da PF, Rogério Galloro, e pelo vice-presidente do Detran-RJ, André Luiz Mônica e Silva.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.