Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

UPP da Cidade de Deus ganha ouvidoria para melhorar relacionamento com moradores

Até o fim do ano, a iniciativa deve se estender às 38 comunidades pacificadas do Rio 

Rio de Janeiro|Do R7 com Agência Brasil

A Cidade de Deus, na zona oeste do Rio, instalou hoje o segundo Conselho de Gestão Comunitária e Segurança da capital, criado para fortalecer e formalizar canais de diálogo com a Unidade de Polícia Pacificadora local, por meio de reuniões com a comunidade.

Terça-feira (2), a Mangueira, na zona norte, recebeu a nova proposta de diálogo entre o Poder Público e os moradores. Até o fim do ano, a iniciativa deve se estender às 38 comunidades pacificadas do Rio de Janeiro.

O major Felipe Gonçalves Romeu, que comanda a UPP Cidade de Deus há um ano, disse que o conselho vai permitir que os moradores reivindiquem a solução de quaisquer problemas da comunidade, e não apenas os relacionados à segurança.

— Vários problemas que não são de segurança acabam sendo [de segurança] no futuro. Por exemplo, a falta de luz gera problema de segurança. A falta d'água, também, já que as pessoas vão para as ruas fazer manifestações. Por isso, outros órgãos têm que ser convocados para atender às demandas da comunidade, que, no geral, não demanda somente questões de segurança pública.

Publicidade

Em reuniões mensais, o conselho tentará integrar a UPP com representantes de órgãos públicos e prestadores de serviços com as representações organizadas da comunidade. Concebido em parceria com o ISP (Instituto de Segurança Pública), o Conselho de Gestão Comunitária de Segurança tem o propósito de respeitar a cultura local.

As reuniões do colegiado serão abertas também para representantes de instituições religiosas, estabelecimentos de ensino, associações comerciais, classistas e de moradores, além de entidades filantrópicas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.