Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Vem Pra Cozinha: veja a receita de polenta com ragu de linguiça

Chef Pedro Benoliel ensinou o preparo da receita no Novo quadro do Balanço Geral Edição de Sábado

Rio de Janeiro|Do R7

No Balanço Geral RJ - Edição de Sábado deste fim de semana, a apresentadora Lívia Mendonça foi até a cozinha do chef carioca Pedro Benoliel aprender uma receita de polenta com ragu de linguiça e tomates.

Veja abaixo os ingredientes e o modo de preparo

Aprenda a fazer polenta com ragu de linguiça
Aprenda a fazer polenta com ragu de linguiça Aprenda a fazer polenta com ragu de linguiça

Caldo de legumes

1 cebola

Publicidade

1 cenoura

1 ramo de tomilho

Publicidade

1 ramo de alecrim

3 folhas de louro

Publicidade

1 ramo de capim limão

1 pedaço de gengibre

*Para esta receita, usamos estes ingredientes, mas você pode usar os legumes que estiverem a sua disposição. O importante é trazer aroma para este caldo.

Corte os legumes de forma grosseira, tirando as pontas (geralmente as partes mais grossas, que não agregam tanto sabor). Coloque uma panela com água para esquentar. Essa vai ser a base da nossa polenta, então é importante colocar uma quantidade maior do que pretende usar na receita. Quando a água começar a ferver, coloque os legumes e as ervas na água e deixe ferver por aproximadamente 15 minutos. Desligue o fogo e deixe o caldo resfriar até que possa coá-lo.

Polenta

1 xícara de chá de milharina

4 xícaras de chá de água

1 colher de sopa de manteiga

1 pitada de sal

Para fazer a polenta, é necessário esquentar o caldo. Em outra panela você dispõe a Milharina e adicione o percentual de caldo. Mexa bem para não empelotar. Leve ao fogo baixo e deixe cozinhar por 15 minutos. Mexer sempre para não queimar ou grudar nas bordas. Para finalizar, coloque uma colher de sopa de manteiga e tempere a gosto com sal e pimenta.

Molho de tomate

Você pode utilizar aqueles molhos de tomate que já vem pronto do mercado, mas caso queira dar um toque pessoal e melhorar a qualidade da receita, faça o seu próprio molho de tomate.

Ingredientes:

1 cebola inteira

4 und de tomate

1 pitada de orégano

1 pitada de açúcar

1 pitada de sal 

1 pedaço de cenoura

Pique a cebola. Retire o miolo do tomate (aquela bolinha preta na parte de cima), pique de forma grosseira e bata no liquidificador. Em uma panela, coloque um fio de óleo e espere esquentar. Entre com a cebola, em seguida com o alho picado. Mexa até suar a cebola. Em seguida, coloque o tomate batido e a cenoura. Deixe cozinhar por dez minutos. Adicione o sal, a açúcar e o orégano e deixe cozinhar por mais cinco minutos Leve o molho novamente ao liquidificador até ficar um molho homogêneo. 

Ragu

1/2 cebola

2 dentes de alho

2 folhas de louro

1 tomate italiano

1 colher de sopa de extrato de tomate

1 xícara de chá de molho de tomate

1 pedaço de gengibre

1 pedaço de pimenta dedo de moça

1 ramo de tomilho picado

1 molho de agrião

Linguiça a gosto 

Pique a cebola em cubos pequenos e reserve. Corte o tomate em quatro, depois retire toda a semente e corte em cubos. Corte o alho em lâminas e reserve. Pique o gengibre e a pimenta dedo de moça em cubos bem pequenos. Corte a linguiça ao meio e em seguida pique a linguiça no mesmo padrão da cebola (A ideia aqui é fazer com que a linguiça,a cebola e o tomate tenham os mesmo padrões de corte). Em um frigideira quente, coloque um fio de óleo. Em seguida, adicione a cebola e o alho. Deixe a cebola suar e depois adicione a linguiça. Espere dourar e escorra o excesso de gordura, com cuidado para não deixar cair nenhum ingrediente. Volte a panela para o fogo e introduza o gengibre e a pimenta dedo de moça. Deixe refogar e então coloque o tomate cortado. Deixe cozinhar por três minutos, até o tomate começar a soltar água. Entre com o molho de tomate e coloque duas colheres de sopa de extrato de tomate. Tempere com sal e pimenta a gosto. Deixe ferver em fogo baixo por cinco minutos, mexendo para não queimar. Acrescente o agrião e a salsa de forma grosseira e misture ao ragu. Finalize como preferir.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.