Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ação 'turbinada' de limpeza na Cracolândia acaba com dois detidos

Menor foi apreendido com um tijolo de crack e uma mulher foi levada para averiguação

São Paulo|Gustavo Basso, do R7

A Guarda Civil Metropolitana esteve na Cracolândia nesta segunda
A Guarda Civil Metropolitana esteve na Cracolândia nesta segunda A Guarda Civil Metropolitana esteve na Cracolândia nesta segunda

Uma ação de limpeza da Prefeitura na Cracolândia acabou com dois detidos nesta segunda-feira (3). Um menor foi apreendido com um tijolo de crack e uma mulher foi levada ao 3º DP (Distrito Policial) para averiguação. Funcionários da prefeitura chamaram de "turbinada" a ação desta manhça

A GCM (Guarda Civil Metropolitana) retirou os usuários da praça localizada na esquina da rua Helvetia com a alameda Clevelando, no centro de São Paulo. É neste local que se concentra o chamado 'fluxo' de usuários de drogas desde que saíram da praça Princesa Isabel, em 22 de junho. A mudança de endereço teria sido orientada pelo PCC (Primeiro Comando da Capital, principal facção criminosa de SP).

A retirada dos usuários desta segunda-feira foi diferente dos demais dias ao contar com um cerco da PM (Polícia Militar), que montou segundo anel de contenção, além das barreiras usuais da GCM, o que levou com que muitos usuários e traficantes se livrassem de drogas, dinheiro e armas até mesmo no telhado de um estacionamento vizinho, onde foram encontrados tijolos de crack, grande quantidade de dinheiro em espécie e até uma espada.

Após a remoção, os usuários foram autorizados a voltar à pracinha, somente após uma revista. Todos os objetos pessoais, com exceção de documentos, cobertores e colchões foram confiscados e removidos pela companhia Inova, responsáveis pela remoção de lixo. Um princípio de confusão se formou quando guardas e funcionários da empresa ameaçaram descartar todos os objetos. O problema foi contornado com o auxílio de voluntários e funcionários da Secretaria Municipal de Saúde. Carrinhos de supermercado e carroças também foram impedidos de entrar.

Publicidade

De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de São Paulo, são feitas duas limpezas por dia na região e a guarda foi chamada para dar apoio.

Ainda de acordo com a Prefeitura, usuários colocaram fogo em alguns objetos no local no começo da ação. Isso gerou um pequeno foco de incêndio.

Veja imagens da ação desta segunda-feira:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.