Acidente durante operação deixa feridos na Cracolândia

Desabamento ocorreu durante coletiva de Doria sobre ações de reurbanização da região

Desabamento Cracolândia
Desabamento Cracolândia Márcio Fernandes de Oliveira/Estadão Conteúdo

Um acidente na região da Cracolândia, centro de São Paulo, deixou três feridos em um imóvel na tarde desta terça-feira (23). Segundo moradores, uma escavadeira que trabalhava em um terreno vizinho causou o acidente. A poucos metros dali, o prefeito João Doria explicava o plano de reurbanização da área degradada no bairro da Luz, quando as sirenes das equipes de resgate chamaram a atenção dos presentes.

Segundo o Corpo de Bombeiros, ao menos três pessoas ficaram levemente feridas no acidente, que derrubou a parede de um hotel no número 148 da alameda Dino Bueno. Dois deles recusaram atendimento, e o outro foi encaminhado à Santa Casa. Entre as pessoas atingidas está uma mulher grávida.

Um tumulto se formou diante do prédio; moradores vizinhos acusam os bombeiros de não retirarem a pessoa mais ferida, que ainda se encontrava, as 14h33, dentro do imóvel. Os bombeiros dizem que não sabem precisar o número de pessoas que estavam no cômodo atingido no momento do acidente. Cerca de dez pessoas da região aproveitaram para protestar contra a operação conduzida na região.

Ao menos três pessoas tiveram ferimentos leves após desabamento
Ao menos três pessoas tiveram ferimentos leves após desabamento Fábio Vieira/Fotorua/Estadão Conteúdo

Doria foi informado sobre o tumulto, mas disse não ter informações sobre o que havia acontecido. Ao fim da entrevista, informou que já tinha dado uma volta pela região e foi embora. A Prefeitura de São Paulo irá se posicionar sobre o caso em uma coletiva de imprensa marcada para as 16h desta terça-feira. 

Ação

Uma megaoperação envolvendo quase mil policiais, segundo o governo do Estado, e comandada pelo Denarc (Departamento de Narcóticos) e membros da GCM (Guarda Civil Metropolitana) desmontou, na manhã de domingo (21), o chamado “fluxo” da Cracolândia, ponto de compra, venda e consumo da droga no centro de São Paulo. 

O Denarc divulgou na segunda-feira (22) o balanço final da megaoperação realizada na Cracolândia na manhã de domingo. Ao todo foram detidas 53 pessoas e apreendidos 12,3 kg de crack, 6,5 kg de maconha, 675 g de cocaína, 6 g de haxixe, 18 g de ecstasy, 2 micropontos de LSD, 2 kg de lança-perfume e um total de R$ 49.600.