Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Acidentes com bicicleta já custaram mais de R$ 14 mi ao SUS em um ano

Foram 11.741 pessoas acidentadas que foram internadas no Sistema Único de Saúde no ano passado. Entidade promove campanha de conscientização

São Paulo|Márcio Neves, do R7

Uso da bicicleta cresceu nas grandes cidades do país
Uso da bicicleta cresceu nas grandes cidades do país Uso da bicicleta cresceu nas grandes cidades do país

Segundo um levantamento da Sbot (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), no ano passado 11.741 pessoas foram internadas vítimas de acidentes com bicicletas na rede pública do SUS (Sistema Único de Saúde), que resultaram em um custo estimado no sistema superior a R$ 14 milhões.

Com o aumento do uso das bicicletas entre os brasileiros, principalmente nas grandes cidades, a entidade iniciou nesta segunda-feira (19), dia do ciclista, uma campanha de conscientização para o uso seguro das bicicletas.

Leia mais: Em SP, ciclofaixas de lazer serão suspensas durante carnaval

A campanha Bicicleta Segura vai orientar as pessoas na prevenção de lesões em acidentes envolvendo bicicletas. "O ciclista deve estar paramentado, ou seja, com capacete, que é algo fundamental, e obedecer às regras”, disse Moisés Cohen, ortopedista e presidente da Sbot.

Publicidade

Cohen explica ainda que uma das causas apontadas pelas internações de pessoas pelo uso da bicicleta, é porque muitas pessoas não têm orientações para entender que por ser um esporte, pode acabar trazendo problemas para a saúde.

Moisés Cohen afirmou que as fraturas mais comuns quando o ciclista cai da bike são da clavícula, na região do ombro. “A articulação do ombro é aquela que é mais comprometida nas quedas”, disse o ortopedista.

Publicidade

Prevenção

Para evitar que fraturas e outras lesões aconteçam, a entidade recomenda que os ciclistas se protejam, tomem cuidado e andem em lugares adequados, com bicicletas também adequadas. “Acho que essa é uma campanha importante para a conscientização da população”, reforçou Cohen. 

Publicidade

Para os ciclistas a entidade fará alertas sobre o cuidado que ciclistas devem ter ao passar por carros estacionados, a circulação dos ciclistas sempre do lado direito da via, próximo ao meio-fio e no mesmo sentido dos veículos. 

Além disto, vão reforçar a importância do uso de equipamentos de segurança como usar sempre capacete, luvas e óculos, manter a iluminação, com luz branca na frente e vermelha atrás, não ultrapassar o sinal vermelho, usar sempre calçados fechados para pedalar, e manter uma boa postura para evitar problemas no joelho.

Motoristas

A campanha também deve trabalhar a conscientização dos motoristas, já que grande parte dos acidentes graves que ocorrem nas cidades são principalmente causados por condutores de veículos.

Os acidentes são de grande monta e, geralmente, ocorrem à noite, vitimando em especial ciclistas que pedalam em grupo. “Você tem os dois lados: o lado da queda casual e o lado dos acidentes que trazem, geralmente, consequências muito mais sérias”, afirmou ainda Cohen, presidente da Sbot.

Na ação, a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, fará campanhas principalmente conscientizando sobre o respeito às leis de trânsito e o respeito aos ciclistas.

Dia do Ciclista

O Dia do Ciclista é celebrado em 19 de agosto e homenageia o biólogo Pedro Davison, que morreu atropelado em 2006, em Brasília, aos 25 anos de idade, enquanto pedalava no Eixão Sul, via expressa da capital federal, que é fechada ao tráfego de veículos aos domingos para se transformar em área de lazer.

A data entrou no calendário oficial do país. Sua aprovação tem o objetivo de estimular o uso da bicicleta, a cidadania e a mobilidade sustentável e plural, além de criar novas oportunidades para promover a educação para a paz no trânsito.

" gallery_id="5bfdaf0443527f01e3001663" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/sao-paulo/acidentes-com-bicicleta-ja-custaram-mais-de-r-14-mi-ao-sus-em-um-ano-20082019"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.