Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Agência federal adia restrição de água no interior de SP

Agência Nacional das águas diz que racionamento deve ser definido somente em dezembro

São Paulo|

As regras para restrição de água nas cidades abastecidas pela Bacia dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) só devem ser definidas em dezembro, segundo admitiu nesta terça-feira, 18, o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu. Na prática, o órgão federal ainda não conseguiu apoio para reduzir a captação de setores públicos, industriais e agrícolas no interior do Estado.

A solução encontrada foi deixar aberto até o dia 28 um canal para receber sugestões - e marcar uma reunião em dezembro, em data ainda não definida. De acordo com Patrick Thomas, superintendente adjunto de regulação da agência federal, já foram recebidas 153 contribuições por e-mails e cartas - uma parte dessas foi aceita, mas mesmo assim não se chegou a um consenso.

Representantes do Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente (Gaema), do Ministério Público Estadual (MPE), em Piracicaba, também estiveram presentes no encontro e cobram que as restrições atinjam a Grande São Paulo, abastecida pelo Sistema Cantareira. As novas regras afetarão diretamente 5 milhões de pessoas. Pela proposta federal, haverá restrições práticas das 7 às 23 horas - uma vez que desde junho o Sistema Cantareira só opera com volume morto e baixa vazão.

Leia mais notícias de São Paulo

Publicidade

Nesta terça, a agência voltou a insistir em regras para estados "de alerta" e "de restrição". No caso do trecho paulista das bacias PCJ, os limites estabelecidos pela ANA, em parceria com o Departamento de Água e Energia Elétrica (DAEE) para captações, valeriam quando se chegasse à vazão crítica do "estado de alerta" e quando o volume útil for menor do que 5% no sistema que abastece o Cantareira - sem considerar o volume morto. Sistema semelhante se adotaria na reserva para Minas - conforme discussão que será feita hoje em Extrema.

Racionamento

Publicidade

O problema é que esse baixo nível já foi alcançado há cinco meses. Ou seja, se adotada, a medida resultará em vários dias de rodízio no abastecimento para o interior, a partir de agora.

_ Mais de uma entidade criticou a questão de não ter uma similaridade de restrição para a Grande São Paulo. Tem que haver uma restrição conjunta. Afirmou o promotor do Gaema de Campinas, Rodrigo Sanches Garcia.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.