Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Antologia com autores da periferia de São Paulo será lançada na "Primavera del Libro" no Chile

Coletânea reúne o trabalho de 42 autores das quebradas paulistanas

São Paulo|Juca Guimarães, do R7

O poeta Caco Pontes é um dos participantes da antologia
O poeta Caco Pontes é um dos participantes da antologia O poeta Caco Pontes é um dos participantes da antologia

Durante a “Primavera del Libro”, que acontece no começo de outubro em Santiago, no Chile, será lançado a antologia" Brasil Periférica - Literatura marginal de São Paulo" (editora Cuarto Próprio), organizada pela Professora de Literatura Brasileira da Universidad de Buenos Aires, Lucía Tennina e composta por textos de 42 escritores.

A antologia, quereflete e valoriza a literatura produzida nas periferias de São Paulo, foi organizada pela Professora de Literatura Brasileira da Universidad de Buenos Aires, Lucía Tennina e composta por textos de 42 escritores.

Para que os autores participem do lançamento da obra na capital chilena, foi criada uma campanha de financiamento coletivo no kicante com a meta de arrecadar R$ 15 mil. A "Primavera del Libro" acontece entre os dias 6 e 10 de outubro. Entre as recompensas para quem contribuir com a campanha estão obras autografadas dos artistas que estão na antologia.

Em 2014 uma primeira versão desta antologia denominada Saraus - Movimiento/Literatura/Periferia/São Paulo, editada por Tinta Limón, foi lançada na Feira Internacional do Livro de Buenos Aires, com a presença de 18 saraus periféricos. “A arte e a literatura dos bairros periféricos disseram presente na capital argentina”, escreveu a Fundación El Libro na sua página de internet durante esses dias.

Publicidade

No mesmo ano, uma edição ampliada da antologia denominada Brasil Periférica - Literatura Marginal de São Paulo foi lançada na Feria Internacional del Libro del Zócalo de México. Os 5.000 exemplares editados foram distribuídos de forma gratuita para os assistentes e se realizaram debates e saraus com os autores convidados. 

Em 2016, a antologia Brasil Periférica - Literatura Marginal de São Paulo será publicada pela reconhecida editora independente "Cuarto Próprio", de Santiago de Chile e acreditamos que é uma boa oportunidade para continuar com a divulgação destas produções que vêm apresentando um olhar diferente sobre o Brasil e a sua cultura. Acreditamos que o diálogo entre o Brasil e os países de Latino America manifesta-se central para dar continuidade e direcionamento a esta conjuntura e a oportunidade que oferece a publicação da antologia Brasil Periférica - Literatura Marginal de São Paulo vem sendo uma ponte para concretizá-lo que vale a pena aproveitar.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.