Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Após chuva, volume do Cantareira se mantém em 7,2% e para de cair

Outros mananciais também foram beneficiados; Guarapiranga e Alto Tietê recuperaram 0,5%

São Paulo|Do R7

O reservatório do Sistema Cantareira manteve o índice de 7,2% neste sábado (27). A marca, que continua sendo a mais baixa em toda a história das medições da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) é a mesma da última sexta-feira (26). Já as outras represas também tiveram seus respectivos volumes alterados. O Sistema Alto Tietê aumentou 0,4% e chegou aos 12,3% de capacidade. A represa do Guarapiranga recuperou 0,5% e agora opera com 52,1%. O Sistema Alto Cotia também cresceu 0,5% e agora totaliza 35,5%.

Nível do Cantareira manteve o mesmo volume da última sexta
Nível do Cantareira manteve o mesmo volume da última sexta Nível do Cantareira manteve o mesmo volume da última sexta

Moradores de cidade de SP buscam água em mina cercada de mato e de lixo

Primavera começa hoje, mas não deve resolver crise da água, dizem especialistas

O secretário de Estado de Recursos Hídricos, Mauro Arce, afirmou na última quinta-feira (25) que a primeira cota do volume morto da Cantareira deve terminar em 57 dias, caso o nível siga recuando no ritmo atual.

Publicidade

— [A capacidade de abastecimento da atual cota da reserva técnica] vai até 21 de novembro com o volume que eu tenho — afirmou.

A reserva estratégica começou a ser utilizada no dia 16 de maio deste ano, quando o nível do Cantareira estava em 8,2%. Com a adição do volume morto [que incorporou 18,5% sobre o volume total do sistema de 982,07 bilhões de litros], a quantidade de água do reservatório havia subido para 26,7%.

Publicidade

Na última segunda-feira (22), a Sabesp anunciou que a nova cota do volume morto ampliará em 10,7 pontos percentuais o nível da Cantareira. Com isso, o reservatório contará com mais 106 bilhões de litros. De acordo com nota da Sabesp, "a obra já foi autorizada pelos órgãos reguladores, já está pronta e somente será utilizada se houver necessidade".

Leia mais notícias de São Paulo

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.