Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Após incêndio em favela do Brás, moradores tentam reconstruir barracos

Crianças não vão às aulas por falta de uniforme e material escolar e faltam comida e roupas

São Paulo|Com Agência Brasil

Três dias após o incêndio que destruiu pelo menos 90 barracos e deixou cerca de 150 famílias desabrigadas na favela da rua 21 de Abril, no Brás, os moradores tentam agora reconstruir e retomar a vida. Na segunda-feira (13), muitos deles, principalmente os autônomos, não foram trabalhar. As crianças também faltaram às aulas porque perderam uniforme e material escolar no incêndio.

Incêndio atinge barracos em favela no Brás em São Paulo. Relembre:

Todas as roupas que os moradores usavam nesta segunda-feira eram fruto de doações da comunidade. O almoço também foi oferecido pelo dono de um mercado ao lado da favela, mas foi insuficiente para atender a todos. Josué Junior doou 40 marmitex, refrigerantes e até dinheiro para os moradores.

— No dia a dia, conheci muitos dos moradores. Vi o prejuízo que eles tomaram, perdendo tudo, e a vida não é fácil. Eu já vivi em favela e hoje, graças a Deus, tenho uma vida melhor.

Publicidade

Ele conta que viu quando ocorreu o incêndio.

— Quando saí [para ver o incêndio] e vi a multidão, pensei: 400 pessoas desabrigadas no Dia das Crianças. Só penso nisso. Muito triste.

Publicidade

Bombeiros fazem resgate emocionante de animais durante incêndio em favela de SP

Leia mais notícias de São Paulo

Publicidade

A reportagem visitou o local na tarde de segunda-feira (13) e encontrou tudo destruído. O chão estava todo coberto de cinzas, resultado do incêndio que tomou a favela na sexta-feira (10). O fogo começou por volta das 13h50 e exigiu o trabalho de 21 viaturas e 70 homens do Corpo de Bombeiros. Pelo menos dois moradores ficaram feridos: uma mulher, que tentava escapar do incêndio com uma criança no colo e acabou caindo, machucando o braço e a perna; e um homem, que machucou a perna ao fugir do fogo.

Dos barracos, nada sobrou: geladeiras, fogões, sofás, fotos e documentos foram todos perdidos. Um dos moradores ficou sem a motocicleta. A comunidade lamentou também a morte de muitos cachorros que viviam no local. Parte do material que sobrou do incêndio [principalmente geladeiras] foi vendida para reciclagem e, com o dinheiro arrecadado, cerca de R$ 1,5 mil, os moradores esperam comprar material para fazer a tubulação de água e fornecer luz para o local.

Incêndio atingiu favela no Brás, região central de SP, na última sexta-feira (10)
Incêndio atingiu favela no Brás, região central de SP, na última sexta-feira (10) Incêndio atingiu favela no Brás, região central de SP, na última sexta-feira (10)

Durante a tarde, os que não foram trabalhar uniam-se para levantar novas casas com a madeira que também receberam de doação. Com o esforço de todos, e se a madeira for suficiente, eles esperam terminar a construção dos barracos no fim da semana.

Sulamita dos Santos, de 32 anos, mora no local há seis anos com o marido, disse que a sensação foi de perda, de descaso.

— Dá a impressão que a gente é bicho. [...] Eu estava trabalhando, mas corri para cá e consegui salvar o cachorro. Todo mundo perdeu tudo.

Moradora no local há dez anos, o marido e com dois filhos, Elisandra Silva conta que não perdeu nada porque morava na parte de blocos.

— Quem morava na área de barracos — 90 famílias — perdeu tudo. Quanto às dez [famílias] que moravam no bloco, umas perderam, outras, não. Eu não perdi nada, mas fiquei muito triste. Chorei pelos amigos que perderam documentos, fotos de família.

A vendedora ambulante Ana Maria Batista Xavier, que vive no local há oito anos, com uma filha, perdeu tudo.

— Não sobrou nada. O que temos aqui é doação. Estamos aqui há muito tempo. Já pedimos projetos [para o local]. Temos moradias fixas aqui e agora querem levar a gente para um albergue? O que a gente precisa é de moradia.

Depois do incêndio, embora a prefeitura tenha oferecido albergues e alojamentos, os moradores preferiram passar a noite na rua, em frente ao terreno. Da prefeitura eles receberam colchões, cobertores, material de higiene e cesta básica,como conta Sulamita.

— Dormimos na calçada. Foi oferecido albergue, mas não aceitamos porque temos um processo [judicial]. Se abandonarmos o terreno, eles [governo estadual] vão entrar. No outro dia, pressionamos a Defesa Civil para limpar [a área] e voltamos a ocupá-la.

Desde sábado (11), as famílias dormem no terreno espalhando sobre as cinzas os colchões que receberam da prefeitura.

Segundo os moradores ouvidos pela reportagem, o fogo começou com uma briga de casal, que morava no local há pouco mais de um ano. A mulher, após brigar com o marido, teria cortado o cano de gás e riscado um fósforo, dando origem ao fogo. Nunca havia ocorrido incêndio nessa favela.

O terreno, ocupado há dez anos, pertence à CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano). De acordo com Sulamita, no terreno havia um hospital, que foi demolido. A área foi, então, invadida.

— Há dez anos moramos aqui. Estamos enfrentando um processo em busca de moradia há anos.

Sulamita disse esperar que algum órgão público faça seu papel, que é cuidar da população.

— Queremos pagar nossa água, nossa luz, nosso apartamento. Se o governo nos beneficiasse, além de dar moradia para essas 150 famílias, caberia muito mais gente. Olha o tamanho desse terreno [estimado em cerca de mil metros quadrados]. O terreno é do estado. Eles vão deixar a gente fazer favela outra vez?.

Durante todo o dia, nenhum órgão municipal ou estadual tinha enviado representantes ao local até as 15h30, quando a reportagem passou por lá. Segundo os moradores, na segunda-feira a prefeitura mandou apenas o café da manhã, como conta Elisandra.

— Na época de eleição, vem todo mundo ver a gente. Mas hoje não veio ninguém para ver se já almoçamos, não veio ninguém para saber de nada. Quem está ajudando são os conhecidos e os vizinhos porque os que devem ajudar não vieram.

Procurada pela Agência Brasil, a subprefeitura da Mooca respondeu ter estado no local com a equipe de Defesa Civil, um engenheiro e um agente. Em nota, já distribuída à imprensa na sexta-feira (10), eles disseram que a Secretaria de Assistência Social esteve no local para fazer encaminhamento a abrigos e fornecer passagens, entre outras medidas. Já a CDHU informou que o lote pertence a ela e que a área é destinada à construção de moradias para famílias de baixa renda que residem ou trabalham na região central. “Após invasão do terreno, a companhia entrou com ação de reintegração de posse e aguarda decisão judicial”, diz nota da companhia.

A Agência Brasil também procurou a Secretaria de Assistência Social para saber por que não foi dado almoço para os moradores hoje, mas, até o fechamento desta reportagem, não obteve retorno.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.