Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Após mais de um ano de atraso, primeiras estações do Monotrilho são abertas hoje

Estações Vila Prudente e Oratório funcionarão apenas aos finais de semana, das 10h às 15h

São Paulo|Do R7

As obras do Monotrilho começaram em 2010 na zona leste da capital
As obras do Monotrilho começaram em 2010 na zona leste da capital As obras do Monotrilho começaram em 2010 na zona leste da capital

As primeiras estações da Linha-15 do Metrô, conhecido como Monotrilho, serão inauguradas às 10h deste sábado (30). A entrega das estações ocorre com mais de um ano de atraso pelo governador Geraldo Alckmin. Até agora, o governo entregou seis, dos 30 km de linhas prometidas pelo governador. As estações Vila Prudente e Oratório que serão entregues hoje só funcionarão aos sábados e domingos e em horário restrito, das 10h às 15h.

Trata-se do sexto ramal do sistema metroviário paulista, inaugurado em 1974 e que hoje conta com 75,5 km de comprimento e 65 paradas - ainda pequeno para o porte da capital paulista, uma das maiores cidades do mundo.

A operação durante as primeiras semanas não será convencional. Ou seja, os trens do monotrilho rodarão com intervalos grandes e só quando houver um número específico de passageiros interessados em conhecer o novo sistema. Por isso, pessoas interessadas em utilizar os 2,9 km desse primeiro trecho como meio de transporte para compromissos devem se preparar para viagens mais demoradas do que o normal.

Leia mais notícias de São Paulo

Publicidade

Entre ambas as paradas, o percurso, em um elevado de cerca de 15 metros de altura sobre a avenida Professor Luís Ignácio de Anhaia Mello, na Vila Prudente, na zona leste, será feito em um tempo médio de quatro minutos. Uma ciclovia construída embaixo da obra também será entregue no sábado.

Quem quiser conhecer a Linha 15-Prata do Metrô não vai precisar pagar passagem enquanto a operação for assistida. A previsão da Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos é que o trecho passe a funcionar normalmente em outubro. Nesse momento, haverá integração com a Linha 2-Verde do Metrô, na estação Vila Prudente.

Publicidade

Quando o ramal estiver completo terá 26,6 km de comprimento e 18 estações, até a Cidade Tiradentes, também na zona leste. A linha custará R$ 6,4 bilhões para ser construída. As obras se iniciaram em 2010.

Alckmin não vai entregar metade do metrô que prometeu

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.