Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Após queda de gruta, Defesa Civil interdita propriedade em SP

Velório com seis das nove vítimas ocorreu na manhã desta segunda (1º), em Batatais. 'Maior tragédia da cidade', diz prefeito

São Paulo|Do R7

Desmoronamento de gruta deixa nove mortos em Altinópolis, interior de SP
Desmoronamento de gruta deixa nove mortos em Altinópolis, interior de SP Desmoronamento de gruta deixa nove mortos em Altinópolis, interior de SP

A Defesa Civil de Altinópolis informou, na manhã desta segunda-feira (1º), que interditou a propriedade particular no ponto que dá acesso à gruta Duas Bocas, para evitar novos acidentes. A tragédia que deixou nove bombeiros mortos na cidade do interior de São Paulo aconteceu em uma propriedade particular, em uma caverna localizada em uma fazenda.

Leia também

Segundo a prefeitura, o local é de uso particular e não é considerado ponto turístico da cidade, em razão do difícil acesso. Na ocasião do acidente, ocorria um treinamento de bombeiros civis promovido pelo grupo Bombeiros Unidos sem Fronteiras de Batatais. A prefeitura afirmou não ter sido informada sobre sua realização.

Seis das nove vítimas do desmoronamento da parte superior da gruta foram veladas coletivamente em Batatais. O prefeito de Altinópolis classificou a queda da caverna como "a maior tragédia da história da cidade".

As vítimas são Celso Galina Jr., José Cândido Messias da Silva, Elaine Cristina de Carvalho, Rodrigo Triffoni Calegari, Jonatas Ítalo Lopes, Jenifer Caroline da Silva, Natan de Souza Martins, Ana Carla Costa Rodrigues de Barros e Débora Silva Ferreira.

Publicidade

O velório coletivo reúne seis dos nove bombeiros civis que morreram após a queda do teto da gruta Duas Bocas. Os familiares dessas seis vítimas concordaram em realizar o velório coletivo no ginásio de esportes Marinheirão.

Estão sendo velados no ginásio os corpos de Celso Galina Jr., José Cândido Messias da Silva, Elaine Cristina de Carvalho, Rodrigo Triffoni Calegari, Jonatas Ítalo Lopes e Jenifer Caroline da Silva. Até o momento, não foi definido o horário dos sepultamentos.

Publicidade

O corpo de Natan de Souza Martins será velado em Altinópolis; o de Ana Carla Costa Rodrigues de Barros, em Sales Oliveira; e o de Débora Silva Ferreira, em Monte Santo de Minas, por decisão de seus familiares, que moram nesses municípios.

"Neste momento de dor e sofrimento, a Prefeitura Municipal de Altinópolis se solidariza com as famílias e os amigos das vítimas", escreveu o prefeito em um comunicado divulgado na noite deste domingo (31).

Publicidade

Segundo a prefeitura, duas pessoas sobreviveram ao acidente. Uma está internada na Santa Casa de Batatais, com uma fratura na clavícula e suspeita de pneumotórax, mas tem um quadro estável. O segundo sobrevivente mora na cidade de Batatais, fraturou membros e passou por uma cirurgia ortopédica, mas também tem um quadro estável.

Segundo o comunicado, todas as vítimas que estavam na gruta Duas Bocas no momento do desmoronamento foram localizadas pela equipe de resgate do Corpo de Bombeiros. Foram nove vítimas encontradas sem vida e outras sete resgatadas no local – entre elas, cinco receberam alta hospitalar e duas seguem internadas, com quadro estável.

O prefeito disse ainda, por meio do comunicado, que as equipes de resgate trabalharam intensamente nas buscas. "Cada um que se empenhou para garantir o sucesso da operação de resgate pode ser chamado de herói em nossa Altinópolis e terá nosso eterno agradecimento", escreveu o prefeito.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.