Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Aprovado por 85%, ar condicionado em ônibus deve atingir toda a frota em 2017

Apenas 60 coletivos da capital têm o equipamento, de uma frota de cerca de 15 mil

São Paulo|

Pesquisa da SPTrans (São Paulo Transporte) divulgada nesta sexta-feira (30) mostra que 85,3% dos passageiros das linhas de ônibus que receberam ar-condicionado na capital aprovam a refrigeração. O balanço foi revelado no mesmo momento em que o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, anunciou a previsão de que todos ônibus da frota da cidade tenham ar-condicionado até 2017.

— O desejo da Prefeitura é que nos próximos dois anos você tenha toda a frota com ar-condicionado.

Uma portaria da prefeitura publicada na última semana determina a instalação de ar-condicionado em todos os ônibus, mas não dava prazo. Tatto, no entanto, explica que questões produtivas, como a grande e repentina demanda por aparelhos de refrigeração, podem adiar esse cronograma. Hoje, apenas 60 veículos estão equipados, de uma frota de cerca de 15 mil.

Leia mais notícias de São Paulo

Publicidade

O secretário disse ainda que a aceitação de ar-condicionado nos ônibus já foi muito menor, mas que agora esse item passou a ser desejado.

Ao todo, 400 pessoas foram ouvidas para o levantamento nos dias 12, 14, 15, 16, 19 e 20 de janeiro. Elas usam as linhas 875P-10 (Terminal Campo Limpo-Paraíso), 809P-10 (Terminal Campo Limpo-Terminal Pinheiros), 5111-10 (Terminal Parque Dom Pedro II-Terminal Santo Amaro) e 5105-10 (Terminal Sacomã-Terminal Mercado). Parte dos ônibus desses itinerários foi a primeira do município a receber os aparelhos de ar, no ano passado.

Publicidade

O estudo indica que a preferência por coletivos com ar refrigerado é tanta que 36,5% dos entrevistados disseram esperar mais tempo no ponto até passar um ônibus equipado com a comodidade.

As mulheres representam 52,8% dos passageiros pesquisados. Além disso, 57,8% dessas pessoas têm entre 16 e 35 anos de idade. A maioria (70%) utiliza ônibus ao menos cinco vezes por semana.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.