Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Baixada Santista registra 18 assassinatos em 2 meses, e polícia investiga possível ação do PCC

Apenas os atentados contra agentes e ex-agentes de segurança pública somam sete mortes em diferentes cidades do litoral de SP

São Paulo|Do R7, com informações do Cidade Alerta, da Record TV

Pessoas assassinadas nas últimas semanas na Baixada Santista
Pessoas assassinadas nas últimas semanas na Baixada Santista Pessoas assassinadas nas últimas semanas na Baixada Santista

A região da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, vive uma onda de assassinatos. Em cerca de dois meses, 18 pessoas foram mortas, e em vários casos os corpos foram abandonados em vias públicas, com mãos e pés amarrados. Só atentados contra agentes e ex-agentes de segurança pública somam sete mortes e três tentativas de assassinato.

A última vítima foi encontrada sem vida na noite de segunda-feira (22), em uma avenida da Vila São Jorge, em Santos. O homem de aproximadamente 50 anos recebeu 15 disparos.

A polícia investiga se as mortes seriam obra da facção criminosa PCC e se representam um acerto de contas. Nos últimos dias, policiais entraram em comunidades de Santos e São Vicente em busca de suspeitos. Um homem foi preso e confessou o envolvimento na morte do policial militar reformado Pinheiro Correa, em julho. 

Também ligado à área da segurança pública, o ex-policial penal Edson Silva Oliveira, de 53 anos, foi encontrado morto em Cubatão na sexta-feira (19), debaixo de uma ponte. No mesmo dia, outros três corpos foram achados na Baixada Santista: um em Santos, um em Peruíbe, e o terceiro no Guarujá.

Publicidade

Um dia antes, um homem e uma mulher foram executados, e os corpos foram deixados às margens de uma rodovia. A poucos metros desse ponto, uma outra mulher levou dez tiros e sobreviveu.

Campainha

Outra vítima da onda de assassinatos foi o agente penitenciário Ronaldo Soares dos Santos, executado a tiros ao atender a campainha da própria casa. Ele trabalhava no Centro de Detenção Provisória da Praia Grande.

Publicidade

Além das mortes, há casos de desaparecidos. O guarda municipal André Ferreira Santos, de 46 anos, foi levado por oito bandidos de dentro da casa dele e não foi mais encontrado. 

Os supostos acertos de conta acontecem na Baixada Santista, região dominada pelo PCC e local por onde a maior facção criminosa do país exporta cocaína para outros continentes, por meio do Porto de Santos. A guerra parece ter sido declarada.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.