Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Balé Capão Cidadão leva o espetáculo "A Melhor Família do Mundo" para a Funarte neste final de semana

 ONG Capão Cidadão fará uma feira cultural para arrecadar fundos e não fechar

São Paulo|Juca Guimarães, do R7

O balé Capão Cidadão se apresenta nos dias 2 e 3 de abril
O balé Capão Cidadão se apresenta nos dias 2 e 3 de abril O balé Capão Cidadão se apresenta nos dias 2 e 3 de abril

Acontecem neste final de semana, na Funarte (Fundação Nacional das Artes), as duas apresentações especiais do espetáculo de dança "A Melhor Família do Mundo", inspirado no conto infantil da escritora espanhola Suzana López, com o balé Capão Cidadão, que é formado por crianças e adolescentes do jardim Valquíria, na região do Capão Redondo, na zona sul da cidade.

As apresentações serão no sábado (2) e no domingo (3), às 18h na sala Guiomar Novaes, na Funarte (Alameda Nortmann, 1.058, Campos Eliseos, perto da estação Marechal Deodoro, da linha vermelha do metrô).O ingresso custa R$ 40 (R$ 20 meia). A classificação é censura livre e o espetáculo tem duas horas de duração.

Antes das apresentações, a partir das 14h, a Funarte recebe uma feira cultural sobre a produção artística do Capão Redondo. A programação artística inclui a exposição Uma outra Cidade, do fotógrafo Iatã Cannabrava, e haverá ainda bazar, apresentação de caratê e oferta de produtos culinários. Todo o valor arrecadado será revertido para a continuidade e manutenção as atividades da associação Capão Cidadão, criada em dezembro de 2004.

Confira a entrevista exclusiva com Ione Dias, presidente da ONG Capão Cidadão:

Publicidade

R7: Como surgiu a ideia de levar um pouco da produção cultural da ONG Capão Cidadão para a Funarte?

Ione Dias: Diante da atual crise financeira estivemos na Funarte conversando com os coordenadores no intuito de pedir apoio para a realização das nossas atividades. De prontidão nos foi cedido o espaço da Sala Guiomar Novaes para que pudéssemos realizar as apresentações e assim capitar algum recurso para mantermos as atividades da Capão Cidadão. A Associação Capão Cidadão abriga o Ponto de Cultura Alimentar Capão Cidadão, o primeiro ponto de cultura alimentar do país, mas até o momento não recebemos o repasse do recurso anual e isso vem nos causando grandes transtornos na continuidade de nossos trabalhos e ações. A partir dessa demanda surgiu a ideia da realização do evento, uma vez que temos vários produtos culturais para oferecer e a necessidade de divulgação de nossas atividades ao público.

Publicidade

R7: Como estão os ensaios do balé?

Ione Dias: Em 2015 as coreógrafas do Balé Capão Cidadão compuseram o espetáculo “A Melhor Família do Mundo” que aborda questões relacionadas a família, ao lar, suas diferentes composições e promovendo uma reflexão na plateia do verdadeiro significado de se viver em família. Desde então estamos nos apresentando em diversos espaços, como praças, bibliotecas e teatros públicos. Os ensaios ocorrem normalmente as segundas e quartas feiras nos períodos da manhã e tarde, conduzidas pelas excelentes e dedicadas professoras de dança Carol Almeida e Laís Cintra que fazem parte da historia e das conquistas do Balé Capão Cidadão.

Publicidade

R7: Há quanto tempo existe a ONG?

Ione Dias: A Associação Capão Cidadão existe há 12 anos.São atendidos diretamente 137 crianças e adolescentes.

R7: Quais os planos da ONG para 2016?

Ione Dias: Pretendemos desenvolver o “Projeto Plantando O Futuro” no intuito de contribuir com a melhoria da educação local, oferecer a comunidade atividades artísticas e promover o resgate da antiga vivencia de infância com jogos e brincadeiras e atividades lúdicas permitindo um processo saudável de desenvolvimento para as crianças da região. Quanto as ações do Ponto queremos prosseguir com ações o projeto de reeducação alimentar, promovendo o combate à desnutrição e a obesidade dos atendidos na ONG.

R7: Quais as outras metas?

Ione Dias: Além da perspectiva de continuidade e ampliação dos projetos sociais desejamos também melhorar a estrutura física do espaço possibilitando o aumento do número de atendidos nas atividades tanto relacionadas a Associação Capão Cidadão, quanto ao Ponto de Cultura Alimentar e desta forma ter uma infra-estrutura que suporte nosso desejo de ampliação e crescimento da ONG.

R7: Qual a importância da ONG para a comunidade do jardim Valquíria e do Capão Redondo?

Ione Dias: A associação Capão Cidadão realiza eventos de arte cultura , cidadania na comunidade além de atender as crianças com atividades durante a semana, mantendo-as longe das ruas, em horas que estão fora da escola, e proporcionando o maior desenvolvimento, criatividade, desenvoltura destas crianças para se posicionarem diferente mesmo morando na comunidade, a serem pessoas que sonham e tem esperanças de futuro brilhantes. Realizamos bazares onde vendemos tudo com preço bem baixo, com o intuito de fornecer os produtos, alimentos, vestes e sapatos e utensílios; para que todos tenham condições de adquiri a ter essa necessidade suprida em casa. Como podemos nos avaliar... Para nos seria pretensão avaliarmos nossa importância na comunidade! Pois somente quem se beneficia da mesma poderá da um respaldo referente o que tem recebido de beneficio com a existência da Capão Cidadão

R7: Quem são os patrocinadores da ONG e como é que as pessoas podem apoiar o trabalho de vocês?

Ione Dias: Temos como parceiros comerciantes locais tais com: Darley, padaria Coimbra, Padaria do Ginaldo, Celia Embalagem, Estúdio Madalena, Agente Cidadão e Cartório de Notas do Capão Redondo. As pessoas podem apoiar nosso Projeto Plantando Conhecimento com doações de itens para o bazar, doações de materiais escolares e recurso financeiro pela conta corrente 3130-5, no Banco do Brasil, na agência 6589-7.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.