Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cadeia pública de São Roque é desocupada

Previsão é de que em abril a região de Sorocaba não tenha mais presos em cadeias

São Paulo|Do R7

Nesta quarta-feira (3), a cadeia pública de São Roque, na região de Sorocaba, foi desocupada pelo governo do Estado. Os presos estão sendo transferidos desde o dia 20 de março para o CDP (Centro de Detenção Provisória) de Capela do Alto, no interior de São Paulo, com capacidade para abrigar 768 detentos.

De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária, a previsão é que na segunda quinzena de abril, a região de Sorocaba não tenha mais presos em cadeias. Segundo o governador Geraldo Alckmin, São Paulo será o primeiro estado do Brasil a não ter preso em delegacia, apenas em penitenciária e em CDPs.

A unidade de São Roque será transformada em um local de trânsito para abrigar presos em caráter temporário até que a transferência para uma penitenciária seja feita. A desocupação faz parte do plano de expansão das unidades prisionais que irá esvaziar as cadeias do Estado.

Leia mais notícias de São Paulo

Em 2000, 35% da população carcerária estava em cadeias públicas, hoje o percentual é de 2,55% que corresponde a 5.205 presos de uma população carcerária de 203.645 detentos. A unidade de São Roque é a 30º cadeia pública a ser desocupada desde 2011.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.