Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Candidato da Fuvest enfrenta temporal e prova exigente

São Paulo|

A forte chuva que caiu na tarde do domingo, 29, e na capital e em cidades do interior paulista, complicou a vida de candidatos na primeira fase da Fuvest, exame de acesso à Universidade de São Paulo (USP). Segundo professores de cursinho e estudantes, a prova foi exigente - principalmente na área de Exatas.

Em alguns locais de prova, na capital e em Campinas, o temporal causou trânsito nas imediações. Apesar disso, o índice de abstenção da prova foi de 9,8% - menor do que no ano passado, em que 10,2% faltaram. Mas, dentro da sala de prova, a chuva também foi motivo de queixas para os candidatos.

Foi o caso de Cíntia Campos, de 18 anos, que fez o exame na Uninove Barra Funda, na zona oeste da cidade. Apesar de as janelas estarem fechadas, segundo ela, a água entrava pelas frestas e molhou a sua prova. "Fiquei desesperada, não sabia o que fazer. Já estava nervosa e fiquei ainda mais tensa. Depois mudei de lugar, mas mesmo assim me prejudicou", reclama ela, que tenta Medicina.

Artur Rodrigues, de 21 anos, também se queixou. "Não molhou minha prova, mas os funcionários tiveram de entrar para secar a sala. Prejudicou a nossa concentração", diz ele, candidato de Psicologia.

Publicidade

Dificuldade

Rodrigo Ferreira, que fez a prova na capital, acredita que as perguntas de Exatas estavam complexas. "Na prova de Física e Matemática, chutei questões. Quase não tinham questões fáceis para dar aquela aliviada", afirma ele, de 18 anos, que tenta Engenharia Civil.

Publicidade

Segundo alunos e professores de cursinho ouvidos pela reportagem, a prova exigiu cálculos trabalhosos. Para Vera Lúcia Antunes, coordenadora pedagógica do cursinho Objetivo, a complexidade dos itens fez com que o tempo para resolver cada pergunta ficasse curto.

Diretor de ensino do Anglo Vestibulares, Paulo Moraes também acredita que a parte de Exatas foi a mais complicada. "E os textos de História, Geografia e Inglês também estavam mais longos do que o normal."

Publicidade

Entre os assuntos atuais, a Fuvest tratou das relações diplomáticas entre os Estados Unidos e Cuba. Um texto da prova de Inglês citava a expansão de serviços sob demanda, como o Uber. Também apareceram referências tradicionais na prova, como escravidão e ditadura militar - um dos itens discutia a relação entre a TV Globo e o regime autoritário.

Por achar o teste difícil, Renata Fernandes, de 22 anos, já conta com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para entrar na USP. Neste ano, a nota dessa prova será aceita para o ingresso em alguns cursos. "Só em Humanas, como havia muitas questões de interpretação de texto e de atualidades, fui melhor", diz ela, que pretende cursar Letras.

O resultado da primeira etapa da Fuvest será divulgado em 21 de dezembro.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.