Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cantareira atinge 8,1% e bate novo recorde negativo

Alto Tietê também baixou 0,1% e agora opera com 12,6% de capacidade total

São Paulo|Do R7

Com a adição o volume morto [que incorporou 18,5% sobre o volume total do sistema
Com a adição o volume morto [que incorporou 18,5% sobre o volume total do sistema Com a adição o volume morto [que incorporou 18,5% sobre o volume total do sistema

O reservatório da Cantareira atingiu o índice de 8,1% neste domingo (21), o mais baixo desde que a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) incorporou o volume morto ao sistema que abastece milhares de pessoas na região metropolitana.

Moradores de cidade de SP buscam água em mina cercada de mato e de lixo

A reserva estratégica começou a ser utilizada há cerca de quatro meses, em 16 de maio deste ano, quando o nível da Cantareira estava em 8,2%. Com a adição o volume morto [que incorporou 18,5% sobre o volume total do sistema de 982,07 bilhões de litros], a quantidade de água do reservatório havia subido para 26,7%.

Medições publicadas no site da Sabesp apontam que o Alto Tietê também baixou 0,1% e agora opera com 12,6% de capacidade. A represa do Guarapiranga registrou o mesmo volume de ontem, 53,4%. O sistema alto de Cotia ficou com 35,4%. 

Publicidade

A Sabesp deve começar a usar a segunda fase do volume morto — a autorização para essa captação já foi dada pela ANA (Agência Nacional de Águas). Em setembro, O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) estima que a chuva ficará dentro da média esperada, de 67,6 mm.

Leia mais notícias de São Paulo

Mesmo assim, como setembro é considerado um mês de estiagem, as chuvas não devem aumentar muito o nível dos reservatórios que abastecem a cidade de São Paulo e região. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.