Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Casa Amarela da Consolação: artistas conseguem adiar reintegração e prometem diálogo com vizinhos

Nova reintegração está proposta para acontecer em 90 dias; cerca de 40 artistas moram no local

São Paulo|Do R7*

Filho do cineasta Glauber Rocha abriu as portas da mansão para equipe do R7
Filho do cineasta Glauber Rocha abriu as portas da mansão para equipe do R7 Filho do cineasta Glauber Rocha abriu as portas da mansão para equipe do R7

Artistas que ocupam a Casa Amarela, como ficou conhecida a mansão na rua da Consolação, centro de São Paulo, festejam o adiamento da reintegração de posse do local que estava prevista para quarta-feira (1°).

A reportagem do R7 esteve na casa e foi recebida pelos movimentos que organizam a resistência em sair do espaço para transformá-lo em um ambiente cultural permanente para São Paulo. A nova reintegração está prevista para daqui a 90 dias, mas a intenção é apresentar um planejamento de utilização da mansão para ganhar apoio, sobretudo político. 

Um dos moradores é Pedro Paulo Rocha, filho do cineasta Glauber Rocha. Ele conta que a conquista do espaço por mais alguns meses foi um triunfo.

— Durante meses fizemos várias ações com arte e política na cidade. Foram necessárias algumas intervenções, como protestar na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), para que essa reintegração fosse adiada. 

Publicidade

O filho do renomado cineasta comenta que o espaço é usado apenas para a realização de diversos trabalhos.

— É um movimento autônomo e apartidário que se coloca em defesa da continuidade da casa, que seja um espaço aberto para pessoas morarem na arte, assim como eu, que moro na minha arte. É a chance de trazer a periferia para o centro, de mostrar o que é arte e fazer com que todos possam se expressar através dela. Para que surjam novos artistas, novos líderes, novos movimentos. 

Publicidade

A mansão estava abandonada há mais de dez anos e foi uma sede do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social). O imóvel deixou de pertencer à União e passou para a prefeitura da cidade este mês. Os artistas ocuparam há dois anos e desde então existe as tentativas de intermediar uma concessão.

O músico Tiago Tomaz morava com os pais após o divórcio. Ele foi convidado a ir à Casa em uma noite pra tocar violão e conhecer novas pessoas. Ele foi se acostumando com o espaço e há oito meses usa o local como moradia.

Publicidade

— Eu tenho trabalho fixo, mas e quem não tem? Eu tenho uma grana para mim no fim do mês, mas tem várias pessoas aqui que não. Elas usam a Casa para poder fazer seu trabalho e tentar ganhar um trocado.

Artistas serão retirados de casarão ocupado na Consolação nesta quarta-feira

A casa tem 43 cômodos, sendo 27 internos. Ao som de uma música, nossa equipe andou pelo casarão acompanhado do filho de Glauber e conhecendo novos moradores e frequentadores. Entre eles Wanessa Alves, conhecida como Wanessa Sabbath, que relatou como será essa nova fase do casarão. 

Músico Tiago Thomaz mora no espaço há oito meses
Músico Tiago Thomaz mora no espaço há oito meses Músico Tiago Thomaz mora no espaço há oito meses

Ela diz que a proposta dos grupos que tentam organizar as atividades da casa é conversar com os vizinhos e moradores da cidade para que haja uma opinião por parte de todos. Diversos grupos já lideraram o espaço e alguns conflitos surgiram, como festas dadas com som alto que geram reclamações dos vizinhos. 

— Nós queremos ter um diálogo com a população. Queremos saber o que eles querem, seja para abaixar ou não ter a música, seja para ter atividades culturais que eles almejam, queremos conversar. O diálogo é fundamental para a Casa Amarela crescer. Não queremos que as pessoas morem aqui. Queremos que seja um espaço totalmente dedicado à arte, vivo, aberto a todos. 

Nesta quinta-feira (2), a casa promove um fórum aberto ao público para debate sobre quais atividades devem ser realizadas. Todas as oficinas e programação são gratuitas. 

*Texto: Sylvia Albuquerque e Plínio Águiar 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.