Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cidade de São Paulo tem mês de julho mais quente desde 1984

Até então, a temperatura mais alta para um mês de julho havia sido registrada em 1977, com média mensal de 25,3ºC

São Paulo|Da Agência Brasil

Nesta semana, a cidade de São Paulo pode registrar temperatura ainda mais alta
Nesta semana, a cidade de São Paulo pode registrar temperatura ainda mais alta Nesta semana, a cidade de São Paulo pode registrar temperatura ainda mais alta

O calor que vem fazendo neste mês na cidade de São Paulo já pode ser considerado histórico. Desde 1984, este é o mês de julho mais quente registrado na capital paulista, com média mensal de 25,9ºC de temperatura máxima na série histórica. A informação foi divulgada nesta terça-feira (26) pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Até então, a temperatura mais alta para um mês de julho havia sido registrada em 1977, com média mensal de 25,3ºC. Normalmente, a média máxima de temperatura para o mês gira em torno de 23ºC.

Segundo o Inmet, nesta semana, a cidade de São Paulo pode registrar temperatura ainda mais alta, com a máxima chegando a 29ºC na quinta-feira (28) – ou seja, esse poderá ser um dos dias mais quentes do mês. A mínima na quinta-feira pode chegar a 15ºC. Já no sábado (30), a máxima não deve ultrapassar os 19ºC, enquanto a mínima pode registrar até 7ºC.

De acordo com o instituto, a umidade relativa do ar continua baixa, e um forte bloqueio atmosférico de alta pressão, que impede a entrada de frentes frias, tem favorecido a elevação das temperaturas na capital. O calor será amenizado com a chegada de uma frente fria a São Paulo na próxima sexta-feira (29). Ela trará rajadas de vento, chuvas esparsas e queda acentuada na temperatura.

Publicidade

A cidade de São Paulo não tem chuvas significativas desde o dia 10 do mês passado, informou o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas). Até o momento, julho registrou apenas chuviscos isolados em dias alternados, acumulando somente 0,6 mm.

O técnico em meteorologia do CGE Adilson Nazário disse que o fim de semana deve ser mais frio em São Paulo.

Segundo Nazário, a previsão é que o sábado e o domingo (31) sejam os dias mais frios, com temperaturas em torno de 10ºC ou 11ºC, ou até mais baixas, de cerca de 10ºC. “Não é uma sequência de dias muito longa, mas já vai servir para melhorar a qualidade do ar temporariamente”, afirmou.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.