Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cidades da Grande SP criam gripários após alta demanda

Sete municípios confirmaram mudanças no sistema de saúde para atender população diante do aumento de casos de gripe

São Paulo|Adriana Victorino, Letícia Assis e Nayara Paiva, da Agência Record

Cidades confirmaram mudanças para atender alta demanda de casos de gripe
Cidades confirmaram mudanças para atender alta demanda de casos de gripe Cidades confirmaram mudanças para atender alta demanda de casos de gripe

Cidades da região metropolitana de São Paulo criaram centros especializados para atendimento devido à alta demanda de pacientes com síndrome gripal. Até o momento, sete cidades confirmaram mudanças no sistema de saúde para atender a população diante do aumento de casos de gripe que geram maior procura pelo atendimento médico.

Entre os municípios que adotaram novas medidas, estão Ferraz de Vasconcelos, Suzano, Itapecerica da Serra, Itapevi, Jandira, São Caetano do Sul e Barueri.

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos informou a criação de um segundo polo de atendimento do "Gripário" na UBS (Unidade Básica de Saúde) da Vila São Paulo, além do outro polo já existente na UBS da Vila Santo Antônio.

Em Jandira, foi criado o Centro de Combate à Gripe. Segundo o município, até o momento já foram feitos aproximadamente 2.000 atendimentos desde sua criação em dezembro.

Publicidade

A cidade de Suzano ampliou o atendimento para pessoas com sintomas gripais no último mês, passando a atender os casos também nas Unidades Básicas de Saúde até o dia 30 de dezembro.

Além disso, o atendimento 24 horas no gripário do Pronto-Socorro Municipal receberá reforço de dois novos médicos e 17 profissionais da enfermagem. De acordo com a Prefeitura, a recomendação atualmente é de que pacientes com sintomas de síndromes gripais se dirijam ao Pronto-Socorro Municipal.

Publicidade

Em Itapecerica da Serra, um Centro de Atendimento a Pacientes com Síndrome Gripal foi aberto em dezembro, com atendimento todos os dias das 8h às 18h. De acordo com a Prefeitura, em três dias o local atendeu mais de 400 pacientes.

Itapevi contratou 42 profissionais de saúde para atuarem no Centro de Combate à Gripe. Ao todo foram 9 enfermeiros, 20 técnicos de enfermagem, 6 médicos clínicos de urgência e emergência e 7 administrativos. O local está funcionando desde o dia 30 de dezembro com atendimento 24 horas todos os dias.

Publicidade

O município de São Caetano do Sul intensificou o atendimento de síndromes gripais na UBS Caterina Dall'Anese com horário agendado, para evitar aglomerações. Os pacientes devem ligar para o Disque Coronavírus pelo telefone 0800 774 4002, para receber atendimento médico por Telemedicina e agendar um horário para coleta de exames.

Em Barueri os atendimentos seguem sendo feitos nos Pronto-Socorros municipais. Segundo o município, foi implementado em cada serviço de urgência e emergência um fluxo de atendimento para os casos de síndrome respiratória, dependendo da estrutura da unidade.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.