Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

“Com a Copa, abrimos o perfil do turismo em SP”, diz vice-prefeita

Melhorias na cidade serão adotadas em outros eventos, como a Virada Cultural

São Paulo|Amanda Mont'Alvão Veloso, do R7

Avenida Paulista foi o local mais visitado pelos turistas
Avenida Paulista foi o local mais visitado pelos turistas Avenida Paulista foi o local mais visitado pelos turistas

Até então conhecida por ser um destino de negócios e eventos, São Paulo passou a ser vista com outros olhos pelos turistas após a Copa do Mundo. Na avaliação da vice-prefeita e coordenadora do SPCopa Nádia Campeão , se falou da capital como um lugar com muitos atrativos.

— Acredito que conseguimos abrir o perfil do turismo em São Paulo e isso vai render muitos frutos.

Segundo Nádia, que divulgou o balanço final da participação de São Paulo na Copa nesta quinta-feira (17), o Mundial de Futebol amplia o horizonte da cidade. Entre os dias 12 de junho e 13 de julho, foram recebidos 541.780 turistas, dentre os quais 221.498 eram estrangeiros.

— Havia uma interrogação quanto aos grandes eventos em São Paulo.

Publicidade

A gastronomia foi o grande diferencial apontado por 26,4% dos turistas entrevistados pela SPTuris. A vida noturna aparece em seguida, com 21,6%.

Para sediar a abertura do evento e seis jogos, foram necessárias medidas no trânsito, como a ampliação do horário do rodízio e do funcionamento das faixas exclusivas, e bloqueios operacionais para controlar o acesso à Arena Corinthians, à região da Fan Fest (região central) e à Vila Madalena (zona oeste). Com exceção do bairro, esses eventos públicos reuniram 991,1 mil pessoas.

Publicidade

Outra mudança no perfil da cidade foi a escolha do transporte público (metrô e trem) por mais de 90% dos usuários que foram aos jogos.

— Todas essas medidas vão servir para os próximos eventos aqui em São Paulo, como a Virada Cultural. A operação de trânsito realizada pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), por exemplo, era adotada na Fórmula 1 e ajudou na Copa.

Publicidade

Segundo levantamento da SPTuris, grande parte dos turistas brasileiros veio do interior do Estado e também do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Paraná. A estadia deles durou uma média de 4,4 noites.

Já os estrangeiros vieram da Argentina (38%), Chile (9,52%), Colômbia (7,70%) e Estados Unidos (5,05%). A média de permanência foi de 8,3 pernoites. Os turistas eram, em sua maioria, homens entre 30 e 39 anos.

Boa parte dos turistas preferiram os hotéis (26,1%), com a segunda preferência para parentes ou amigos (19,1%). As opções culturais foram apontadas por 18,2% dos entrevistados, e 12,2% mencionaram as opções de compras como o principal destaque. As opções de lazer e a hospitalidade dos paulistanos também foram destacados, por 11,7% e 10,7% dos entrevistados.

Na Copa, SP foi o Estado com mais cidades visitadas

Avenida Paulista é o lugar mais visitado por turistas em SP durante a Copa; veja lista completa

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.