Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Com chuvas, volume de água sobe em 4 dos 6 mananciais da Sabesp

Entre eles, estão o Sistema Cantareira e o Guarapiranga

São Paulo|

Cantareira aumentou em 0,1 ponto porcentual o volume
Cantareira aumentou em 0,1 ponto porcentual o volume Cantareira aumentou em 0,1 ponto porcentual o volume

As chuvas sobre o Estado de São Paulo contribuíram para o aumento do volume armazenado em quatro dos seis mananciais administrados pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Entre eles, estão o Sistema Cantareira e o Guarapiranga, que abastecem, a região metropolitana de São Paulo. Apenas um dos seis reservatórios registrou uma redução no volume de água — o Rio Claro — e o sistema Alto Tietê manteve o mesmo porcentual entre sábado e domingo. 

Segundo relatório da Sabesp, o Cantareira aumentou em 0,1 ponto porcentual o volume armazenado de sábado para domingo e tem 17,5%. Esse indicador considera duas cotas do chamado volume morto, adicionadas no ano passado. O aumento foi resultado das chuvas sobre o manancial dos últimos dias.

Ontem, a pluviometria foi de 11,0 mm. O índice negativo do Cantareira, que passou a ser divulgado após decisão judicial em abril, aponta que o nível do sistema está em -11,8%. Esse indicador evidencia que acabou a água do reservatório que pode ser usada sem bombeamento (o chamado volume útil) e que os usuários estão recebendo água da reserva técnica (o volume morto), que só pode ser utilizado com bombeamento. No terceiro índice, o manancial ficou em 13,5%. Esse número é o porcentual de água disponível em relação ao volume útil.

O sistema Guarapiranga registrou um aumento de 0,5 ponto porcentual, chegando a 86,6% de volume armazenado. Sobre esse manancial, também choveu neste sábado (1,4mm). Esse manancial abastece atualmente o maior número de paulistas (5,8 milhões).

Publicidade

O Alto Tietê ficou estável em 15,2%, segundo o relatório da Sabesp. Sobre o manancial, choveu, mas pouco (2,9mm). O volume armazenado no sistema Alto Cotia subiu mais uma vez, passando de 71% para 71,7%. A pluviometria ficou em 19,6mm, a maior entre os seis mananciais administrados pela Sabesp. Já no sistema Rio Grande, o porcentual de armazenamento subiu 0,3 ponto porcentual para 93,3% de volume armazenado. A pluviometria do dia foi de 4 2mm.

O Rio Claro foi o único a sofrer uma redução no volume de água represada. Como ontem, o nível do sistema caiu 0,3 ponto porcentual e está com 57,5%. A chuva sobre o manancial (0,1mm) foi insuficiente para evitar a redução.

Publicidade

Leia mais notícias sobre R7 São Paulo

Experimente: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.