Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Comércio irregular nos trens e metrô de São Paulo dispara em 2017

Aumento de mercadorias confiscadas foi de 52,6% no Metrô no 1º semestre

São Paulo|Fernando Mellis, do R7

Usuários fizeram mais de 7.000 denúncia em 2017
Usuários fizeram mais de 7.000 denúncia em 2017 Usuários fizeram mais de 7.000 denúncia em 2017

Chocolate, fone de ouvido, porta-documentos, spinners, amendoim... basta entrar em um vagão do metrô ou da CPTM de São Paulo e eles aparecem: os ambulantes.

Esse tipo de comércio irregular nos vagões cresceu nos primeiros seis meses de 2017, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Dados do Metrô mostram que as apreensões aumentaram 52,6%. No primeiro semestre de 2016 foram 5.063 ante 7.727 em 2017.

A média é de 43 ocorrências todos os dias — ou quase duas por hora.

Publicidade

A linha mais procurada pelos ambulantes é a 3-Vermelha, a mais movimentada, por onde passam, em média, 1,4 milhão de passageiros diariamente.

“Quando flagrados, os vendedores têm suas mercadorias recolhidas e são convidados a se retirar do sistema. O Metrô faz o registro dos produtos recolhidos e os encaminha para a Subprefeitura mais próxima da estação onde ocorreu a ação. O vendedor poderá retirar a mercadoria de acordo com os critérios estipulados pela Prefeitura”, diz a companhia em nota.

Publicidade

Usuários incomodados com o comércio ambulante têm a opção de denunciar pelos canais disponibilizados pelo Metrô: SMS Denúncia (97333-2252) ou aplicativo Metrô Conecta.

É preciso passar algumas informações, como a linha, número do carro, sentido e a próxima estação.

Publicidade

O levantamento também mostra que o número de denúncias cresceu 37,2% no semestre.

CPTM

Já na CPTM, a alta foi de 20,5% no mesmo período. A companhia de trens diz que as ocorrências pularam de 6.355 em 2016 para 7.659 neste ano.

Por outro lado, o número de itens apreendidos nos trens caiu de 169 mil para 118,5 mil. A empresa atribui isso a uma mudança de estratégia dos ambulantes.

"Os vendedores irregulares têm carregado pequena quantidade de mercadorias, suficiente apenas para a venda em um vagão, e o restante fica com comparsas que não se identificam como vendedores", diz a CPTM em nota.

O número do SMS Denúncia da CPTM é o 97150-4949. A companhia também disponibiliza o telefone 0800-055-0121 para quem quiser relatar ambulantes nos vagões.

"O serviço de mensagens, que garante o anonimato do denunciante e mais agilidade na denúncia", acrescenta a companhia. 

A CPTM ainda alerta sobre os produtos vendidos nos trens. 

"A prática é combatida, principalmente, pelo fato dos produtos comercializados não terem origem de procedência. Entretanto, a solução para a questão também passa pela conscientização dos usuários no sentido de que não comprem produtos no interior dos trens, uma vez que correm riscos ao adquirir produtos de origem duvidosa e que, em muitos casos, podem estar com prazo de validade vencido ou adulterado, por exemplo".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.