Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Comissão da verdade de SP ouvirá testemunhas do genocídio de índios na ditadura

Esta é a terceira audiência pública sobre as violações dos direitos dos povos indígenas

São Paulo|Do R7

Cartaz da terceira audiência sobre o tema
Cartaz da terceira audiência sobre o tema Cartaz da terceira audiência sobre o tema

A Comissão da Verdade do Estado de São Paulo “Rubens Paiva” ouvirá testemunhas do genocídio de índios ocorridos no período da ditadura militar. Os depoimentos serão colhidos na tarde desta quinta-feira (4), durante a terceira etapa da audiência pública sobre as violações dos direitos dos povos indígenas e das comunidades tradicionais desde os “anos de chumbo”.

Entre os convidados pelo presidente da Comissão da Verdade, deputado Adriano Diogo (PT), estão os jornalistas Memélia Moreira, que atualmente mora nos Estados Unidos, e Edilson Martins, ambos especialistas no tema. A audiência acontece no auditório Franco Montoro, na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Outro convidado é o cacique Timóteo Vera, da tribo Guarani, que mora em Eldorado, região do Vale do Ribeira. Ele vive com dezenas de famílias no local desde que a tribo foi transferida, devido à obra do Rodoanel. 

Os convidados farão parte da mesa ao lado dos pesquisadores da Comissão Danilo Morcelli e Pádua Fernandes.

Publicidade

Leia mais notícias de São Paulo

De acordo com a assessoria de imprensa da Comissão da Verdade, entre os principais pontos discutidos estão a demarcação das terras indígenas, o respeito e a preservação da cultura desses povos e que o Estado Brasileiro reconheça que as tribos e comunidades no Brasil necessitam de políticas públicas para assegurar seus direitos.

Ainda conforme a assessoria, os pontos serão incluídos entre as recomendações que a Comissão fará em seu relatório final. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.