Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Compras complicam trânsito e lotam shoppings em São Paulo

Muitos comerciantes vão esticar o horário de funcionamento neste fim de semana

São Paulo|

Somente o necessário. Assim o morador de São Paulo foi às compras neste sábado (20), no último fim de semana antes do Natal. Se no ano passado o comércio sentia-se ameaçado por causa dos rolezinhos, desta vez a ameaça vem do "pibinho", o fraco desempenho da economia brasileira, que afetou a busca por presentes e crédito para comprá-los.

Ainda assim, os shopping da cidade amanheceram lotados e os presentes de última hora chegaram até a complicar o trânsito nas imediações da rua 25 de março, o centro de compras mais famoso de São Paulo.

Durante a semana a perspectiva para o Natal projetada pela Associação Comercial de São Paulo era de um aumento de 2% do volume de vendas em relação ao ano anterior. Em 2013, esse número ficou em 2,4%.

Um dos paulistanos que estavam pensando em economizar era a enfermeira Fabiana Melo, de 32 anos, que foi ao Shopping Centre Norte, na zona norte, com o marido e o filho, Vinicius, de três anos.

Publicidade

— A gente está em contenção de gastos.

A família pretende gastar até R$ 500, ao todo, na compra de sete presentes. O mais caro vai ser destinado ao filho.

Publicidade

— Ele quer ganhar um helicóptero de controle remoto, então nós vamos comprar.

Já o engenheiro mecatrônico Wagner Roberto, de 54 anos, vai deixar para fazer compras no exterior. Vamos viajar e aproveitar para comprar lá fora", disse, enquanto empurrava o carrinho dos seus dois filhos, os gêmeos Lucas e Pedro, de um ano e oito meses. Neste sábado, foram comprar uma coisa ou outra.

Publicidade

— As lojas estão muito cheias, por isso resolvi dar uma volta com os meninos. A mãe deles está lá na loja.

A estimativa do shopping é que o movimento aumente 50% durante o período de festas. Enquanto em um dia comum cerca 80 mil pessoas passam pelos corredores e lojas carregando suas sacolas, a expectativa para os próximos dias é de receber 120 mil consumidores.

Cheia de sacolas nas mãos, a assistente jurídica Juliana Ramos, de 24 anos, era uma das que não teve tempo antes para comprar os presentes.

— Precisei aproveitar as férias para fazer as últimas compras. Aqui tem presente pro meu pai, minha mãe e até pra mim.

Para atender os clientes, os shoppings estenderam até o dia 23 o horário de funcionamento até a meia noite.

25 de Março

As compras dos "atrasados" para o Natal também complicaram o trânsito perto da rua 25 Março. Às 12h, a avenida do Estado registrava 1,9 km de congestionamento, seguida pela Rangel Pestana, com 1,5 km, e a Cruzeiro do Sul, com 1,2 km. Ao todo a cidade tinha 17 km de lentidão.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.