Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Confira quem são os secretários que tomam posse no governo de Tarcísio de Freitas neste domingo

Governador, vice-governador e secretários da gestão 2023-2026 assinam o termo de posse no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo

São Paulo|Do R7

Secretários da gestão 2023-2026 assinam o termo de posse no Palácio dos Bandeirantes
Secretários da gestão 2023-2026 assinam o termo de posse no Palácio dos Bandeirantes Secretários da gestão 2023-2026 assinam o termo de posse no Palácio dos Bandeirantes

Além do governador eleito Tarcísio de Freitas (Republicanos) e do vice-governador Felicio Ramuth (PSD), tomam posse neste domingo (1º) os secretários escolhidos para ficar à frente das pastas da administração estadual. 

A cerimônia ocorre em duas etapas: a primeira está marcada para começar às 9h, na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo). Mais tarde, Tarcísio e Felicio Ramuth serão recebidos pelo governador Rodrigo Garcia (PSDB), às 10h45, no Palácio dos Bandeirantes, onde ocorre a solenidade de transmissão de cargos.

Conheça o secretariado que toma posse neste domingo (1º)

Secretaria de Saúde – Eleuses Paiva

Ele é um médico, com especialização em medicina nuclear, e professor universitário e ex-deputado deferal. Paiva pretende organizar a fila de cirurgias eletivas no SUS e combater a falta de transparência entre os sistemas público e privado.

Publicidade

Secretaria de Educação – Renato Feder

Empresário da área de tecnologia, Feder foi o primeiro secretário a ser anunciado por Tarcísio de Freitas. Feder era secretário de Educação do Paraná desde o início da gestão Ratinho Júnior (PSD). Ele possui mestrado em economia pela USP e graduação em administração pela FGV. Foi proprietário da empresa Multilaser.

Publicidade

Secretaria de Governo e Relações Institucionais – Gilberto Kassab

Ex-prefeito de São Paulo, Kassab é economista, engenheiro civil e empresário. Foi ministro, secretário estadual e é o atual presidente nacional do Partido Social Democrático (PSD).

Publicidade

Casa Civil  Arthur Lima

Ele é advogado, bacharel em ciências militares pela Academia Militar das Agulhas Negras e especialista em bases geo-históricas para formulação estratégica pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército Brasileiro. Foi diretor-presidente da EPL (Empresa de Planejamento e Logística) e diretor-executivo do Fundo de Saúde da Secretaria de Saúde do Governo do Distrito Federal.

Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística  Natália Resende

Ela é graduada em direito, engenharia civil e ciências contábeis, com pós-graduação em direito constitucional e em direito tributário e especialização em regulação. É mestra e doutoranda em tecnologia ambiental e recursos hídricos pela UnB (Universidade de Brasília). Foi procuradora federal e consultora jurídica no Ministério da Infraestrutura, onde trabalhou ao lado de Tarcísio de Freitas.

Secretaria de Segurança Pública  Guilherme Derrite

Oficial da reserva da Polícia Militar do Estado de São Paulo, comandou o pelotão da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar), de 2010 a 2013, e o pelotão de força tática no 49° Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, em 2013.

Secretaria de Administração Penitenciária  Marcello Streifinger

Coronel da reserva da Polícia Militar, ele trabalhou na polícia por mais de 30 anos. Foi comandante do Batalhão de Choque. Ele também é advogado e doutor em ciências policiais.

Secretaria de Comunicação  Lais Vita

Formada pela UFBA (Universidade Federal da Bahia), a jornalista foi assessora de imprensa de Tarcísio e atuou na chefia do setor de comunicação da pasta da Infraestrutura. Mestra em estudos avançados em comunicação política pela Universidad Complutense de Madrid. Foi pesquisadora visitante no doutorado de jornalismo da Pontificia Universidad Católica de Chile e atuou como professora na Universidad del Desarrollo, em Santiago do Chile.

Secretaria de Fazenda e Planejamento  Samuel Kinoshita

Assessor especial do Ministério da Economia de Guedes de 2019 a 2021 e membro do conselho fiscal do Banco do Brasil de 2020 até julho deste ano.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico  Jorge Lima

Ex-assessor de Paulo Guedes no Ministério da Economia, CEO de cinco empresas, como a ISS no Brasil, a BRF para o Conesul e a JSL. No Ministério da Economia, atuou como secretário de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação e esteve à frente do projeto de redução do custo Brasil.

Secretaria de Negócios Internacionais – Lucas Ferraz

Graduado e com mestrado em engenharia química pela Escola Politécnica da USP e doutor em economia pela Escola de Pós-Graduação em Economia pela FGV. Atual secretário de Comércio Exterior do Ministério da Economia.

Secretaria de Parcerias em Investimentos  Rafael Benini

Mestre em ciências econômicas pela USP, diretor de planejamento da EPL (Empresa de Planejamento e Logística) e diretor de controle econômico e financeiro da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo). Ele foi aliado técnico de Tarcísio na Infraestrutura.

Secretaria de Gestão e Governo Digital  Caio Paes de Andrade

Presidente da Petrobras, assumiu a estatal em junho. É formado em comunicação social pela Universidade Paulista em São Paulo, tem pós-graduação em gestão pela Universidade Harvard e mestrado em administração de empresas pela Duke University.

Secretaria de Turismo e Viagens  Roberto de Lucena

Foi presidente do Grupo Parlamentar de Apoio Brasil-Organização das Nações Unidas e secretário de Turismo em São Paulo, em 2015 e 2016. Foi vice-presidente da Comissão do Turismo da Câmara dos Deputados e é membro da Frente Parlamentar do Turismo no Congresso Nacional. Foi secretário de Transparência da Câmara dos Deputados e presidiu a Comissão Permanente de Fiscalização Financeira e Controle. É um dos líderes da Frente Parlamentar Evangélica no Congresso Nacional.

Secretaria de Políticas para as Mulheres – Sonaira Fernandes

Vereadora e evangélica, ela se considera antifeminista. Trabalhou como assessora do gabinete do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), entre 2015 e 2019.

Secretaria de Justiça e Cidadania  Fábio Prieto

Ex-presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região e desembargador, foi corregedor-geral da Justiça Federal. Ele integra o Conselho de Ética da Presidência da República.

Secretaria de Transportes Metropolitanos  Marco Assalve

Atual secretário de Transportes Metropolitanos. Assumiu o cargo em junho de 2022. Foi presidente da EMTU (Empresa Metropolitana de Transporte Urbano), presidente da CMTC (Companhia Municipal de Transportes Coletivos) e diretor de operações da SPTrans.

Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação – Marcelo Branco

Administrador. Possui mestrado em ciências pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Atuou como secretário de Transportes em São Paulo na gestão de Kassab. Foi um dos coordenadores do programa de governo de Tarcísio e participou ativamente da transição.

Secretaria de Cultura e Economia Criativa - Marília Marton

Socióloga, foi chefe de gabinete da Secretaria de Cultura a partir de 2007. Fez carreira na administração pública. Ocupou o mesmo posto na Secretaria de Educação na gestão de Fernando Haddad (PT). Atuou em cargos na Prefeitura de São Caetano do Sul, em São Paulo.

Secretaria de Agricultura e Abastecimento – Antônio Junqueira

Formado em administração e membro do Conselho Superior do Agronegócio da Fiesp. Já foi membro do Conselho de Administração da Credicitrus e secretário de Agricultura e Abastecimento do estado.

Secretaria de Desenvolvimento Social – Gilberto Nascimento Júnior

Vereador em segundo mandato por São Paulo, foi secretário da pasta durante o mandato de Márcio França (PSB) em 2018. Foi secretário-adjunto de Desenvolvimento Metropolitano e de Justiça durante o governo Geraldo Alckmin (PSB). Atual corregedor-geral da Câmara Municipal de São Paulo e foi consultor internacional.

Secretaria de Esportes – Coronel Helena Reis

Ela é coronel da Polícia Militar. Natural de São José do Rio Preto, em perfil em rede social Helena se apresenta ao público com "casada e mãe", "cristã", "doutora em ciências políticas", "formada em direito e turismo", "pós-graduada em planejamento, implementação e gestão de educação".

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação – Vahan Agopyan

Ex-reitor e ex-vice-reitor da USP. Professor de engenharia civil na Escola Politécnica. Tem boa circulação em universidades estaduais nos projetos de inovação do estado.

Secretaria Especial de Projetos Estratégicos – Guilherme Afif Domingos

Coordenador da campanha de Tarcísio, ele foi presidente do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), deputado federal e ministro no governo Dilma Rousseff.

Chefe do escritório de representação em Brasília – José Vicente Santini

Formado em direito, ele é assessor especial da Presidência da República. Foi secretário nacional de Justiça, órgão do Ministério da Justiça, e assessor especial do ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles.

Coordenador de Políticas para Pessoas com Deficiência (compõe a Secretaria de Justiça e Cidadania)  Marcos da Costa

Advogado e presidente da OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil) duas vezes, de 2013 a 2015 e de 2016 a 2018.

Secretaria Extraordinária da Casa Militar e Defesa Civil (compõe a SSP) – Coronel Henguel Pereira

Pós-graduado em engenharia civil e formado em direito. Cursou mestrado e doutorado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela Polícia Militar. Chefiou a Defesa Civil e comandou o gabinete da Casa Militar. Integrou o Comando de Policiamento de Choque, o Corpo de Bombeiros e a Assessoria Policial Militar da Secretaria da Segurança Pública.

Superintendência do DER (compõe a Secretaria de Meio Ambiente, Transportes e Logística) – Coronel Sérgio Henrique Codelo Nascimento

Atual superintendente regional do Dnit em São Paulo, ele é formado na área de engenharia, com graduação em ciências militares, e bacharel em administração pela Aman (Academia Militar das Agulhas Negras).

Procuradoria-Geral do Estado – Inês dos Santos Coimbra

Advogada, mestra em direito do estado pela PUC-SP e professora do curso de especialização em direito administrativo da instituição. É procuradora estadual de carreira há 18 anos, com atuação nas áreas de regularização fundiária e imobiliária, saúde, habitação popular, concessões e PPPs. Desde 2018, é chefe da assessoria jurídica do gabinete da Procuradoria-Geral do Estado. Em 2022, foi nomeada procuradora-geral do estado, sendo a primeira mulher negra a ocupar o cargo.

Instituto Butantan – Esper Kallás

Médico infectologista, professor titular do Departamento de Moléstias Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Coordena o Centro de Pesquisas Clínicas do Hospital das Clínicas da FMUSP e é vice-coordenador da Comissão de Pesquisa da faculdade.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.