Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Congonhas: voos voltam ao normal após cancelamentos causados por incidente com aeronave

Derrapagem e furo em pneu de trem de pouso de jatinho causaram acidente e filas em aeroporto paulista. Cenipa investiga o caso

São Paulo|Do R7

Voos voltam a operar normalmente no aeroporto de Congonhas, em São Paulo
Voos voltam a operar normalmente no aeroporto de Congonhas, em São Paulo Voos voltam a operar normalmente no aeroporto de Congonhas, em São Paulo

Dois dias após o incidente com um jatinho, os voos no aeroporto de Congonhas voltaram a operar normalmente. De acordo com a Infraero, não há cancelamentos em chegadas ou partidas no terminal da zona sul da capital paulista na manhã desta terça-feira (11). Também não há filas nem aglomerações nos saguões. 

Segundo a Infraero, entre os 140 voos registrados na última hora em todos os aeroportos administrados pela estatal, há 14 atrasados e 2 cancelados — 7 atrasos nos últimos 60 minutos. Não há informações, no entanto, de que esses registros tenham relação com o acidente em Congonhas.

O incidente com um avião de pequeno porte em Congonhas no início da tarde de domingo (9) provocou o cancelamento de ao menos 290 voos até a tarde de segunda-feira (10). O impacto da derrapagem da aeronave causou reflexos em aeroportos de São Paulo, do Rio de Janeiro e de Brasília. 

Um vídeo registrado por uma câmera de monitoramento 24 horas mostrou o momento em que um avião derrapou no aeroporto de Congonhas, em São Paulo. A aeronave pousa e já vira em direção à esquerda após um pneu do trem de pouso traseiro furar.

Publicidade

O jatinho se arrasta por dezenas de metros, produzindo fumaça. O avião ainda passa por uma área de gramado até parar bem próximo dos limites entre o aeroporto e a avenida Washington Luís, na zona sul da capital paulista.

Cinco pessoas estavam no avião: dois tripulantes e três passageiros. Ninguém se feriu. O avião, de prefixo PP-MIX, tinha decolado do aeroporto de Foz do Iguaçu, no Paraná. Segundo a Infraero, as operações de pouso e decolagem no aeroporto de Congonhas foram liberadas às 22h18 do domingo.

Publicidade

"A pista estava interditada desde as 13h32, após uma aeronave de pequeno porte apresentar problemas durante o pouso, causando saída de pista e parando na taxiway. Cinco pessoas estavam na aeronave e não sofreram ferimentos", afirmou a assessoria de imprensa da Infraero.

As investigações sobre a causa do acidente estão sendo conduzidas pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes), órgão do Comando da Aeronáutica.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.