Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Consulado de Portugal retoma mês que vem pedido de nacionalidade

Decisão vale para São Paulo e para Santos, cidade do litoral paulista. Suspensão foi feita por causa da grande demanda de pedidos

São Paulo|

Consulado de Portugal em SP retoma pedidos de nacionalidade em novembro
Consulado de Portugal em SP retoma pedidos de nacionalidade em novembro Consulado de Portugal em SP retoma pedidos de nacionalidade em novembro

O Consulado de Portugal em São Paulo voltará a aceitar novos pedidos de nacionalidade portuguesa por brasileiros no dia 1º de novembro. A decisão vale para a capital e ainda para o Escritório Consular de Portugal em Santos, cidade do litoral paulista.

O órgão suspendeu as solicitações nas duas cidades no dia 18 de outubro e havia fixado a retomada para 2 de janeiro de 2019. A interrupção foi feita em função da sobrecarga do setor consular com um número crescente de solicitações.

No comunicado divulgado no site, o Consulado informou que "a demanda crescente acabou por provocar demora na capacidade de processamento, análise e conclusão dos novos pedidos". De acordo com a instituição, a suspensão foi necessária para evitar lentidão na análise dos processos pendentes.

Em nota emitida nesta sexta-feira (26), o órgão comunicou que por decisão do MNE (Ministério dos Negócios Estrangeiros), de Portugal, e do Ministério da Justiça, São Paulo receberá em novembro um reforço na equipe. Dois funcionários do Instituto de Registros e Notariado virão de Portugal à capital paulista e ficarão no Consulado por 60 dias para aumentar a capacidade de resposta aos pedidos de nacionalidade.

Continua após a publicidade

São Paulo é recordista de pedidos de nacionalidade portuguesa

Leia também

Segundo Miguel Silva, do gabinete do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, com o apoio será possível a reabertura da aceitação de novas solicitações a partir de 1º de novembro.

Continua após a publicidade

Regras

A nacionalidade portuguesa pode ser solicitada por filhos de mãe portuguesa ou de pai português, nascidos fora de Portugal; nascidos no estrangeiro com pelo menos um ascendente de nacionalidade portuguesa de 2º grau; nascidos em território português, filhos de estrangeiros se à data do nascimento a mãe ou o pai residia legalmente no país há pelo menos cinco anos; e ainda aqueles nascidos em solo português que provem não possuir nenhuma nacionalidade.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.