Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Conversa entre guarda-civil e Central será apurada, diz Haddad

Agente diz não ter sido orientado a parar perseguição que terminou na morte de criança

São Paulo|

Waldik morreu com um tiro na nuca
Waldik morreu com um tiro na nuca Waldik morreu com um tiro na nuca

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), afirmou nesta quinta-feira (30), que a revelação publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, de que o guarda Caio Muratori trocou informações com a Cetel (Central de Comunicação) da GCM (Guarda Civil Metropolitana) antes da perseguição e morte de uma criança de 11 anos na zona leste da capital, será incluída no processo administrativo disciplinar instaurado na última segunda-feira (27).

Muratori disse que, antes de iniciar a perseguição, acionou a Central e informou a rede sobre a ocorrência. "Eles me pediram mais informações, como placa e localização, e disseram que mandariam reforços, que não chegaram a tempo. Se fosse para eu abortar a missão, eles já teriam dito", afirmou o guarda-civil. O secretário municipal de Segurança Urbana, Benedito Mariano, encaminhou nesta quinta cópia dos áudios da conversa entre o guarda e a Central à Corregedoria da Guarda e ao DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa), que investiga o caso.

Segundo Haddad, a declaração do guarda pode ser comprovada, já que as conversas com a Cetel são gravadas. "Essa informação é nova", afirmou.

O prefeito explicou que será apurado o envolvimento de outras pessoas, além dos três guardas-civis que participaram da ocorrência. "Se ele recebeu (informação errada da Cetel), outra pessoa rompeu o protocolo. Se ele ligou para a Central, disse isso e recebeu uma orientação equivocada, isso está gravado", afirmou Haddad.

Publicidade

"Só queríamos ostentar, curtir", dizem garotos que furtaram carro

"Que houve falha, nós já sabemos, mas de quem? Vamos apurar as responsabilidades. Vamos verificar o que é verdade para chegar a uma conclusão."

Publicidade

Normas

Os guardas responderão por terem desrespeitado ao menos duas normas internas da corporação. Em uma delas, de 2008, é vetada a perseguição a veículos em atitudes suspeitas. A outra, de fevereiro deste ano, diz para "não manusear arma no interior de viatura, não disparar contra veículo em fuga e não sacar a arma no interior de viatura antes do desembarque".

Experimente: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.