Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Coronel da PM é investigado por apoiar Alckmin para presidente

Policial parabenizou o governador por seu aniversário no dia 8 de novembro

São Paulo|Márcio Neves, do R7

O comandante da Policia Militar Ambiental de São Paulo, coronel da Polícia Militar Alberto Malfi Sardilli, foi alvo de um pedido de investigação sobre sua conduta nas redes sociais, após publicar em seu perfil no Facebook uma mensagem em que declara apoio ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB-SP), como "futuro presidente do Brasil".

A mensagem foi publicada na ocasião do aniversário de Alckmin, no dia 8 de novembro do ano passado, acompanhado de uma foto do governador ao lado do coronel Sardilli.

O pedido de análise da conduta é fundamentado na lei complementar do Estado de São Paulo nº893/2001 em que proíbe policiais militares de "autorizar, promover ou participar de petições ou manifestações de cunho político-partidário". O documento ainda recomenda que, caso a publicação tenha sido apagada, que os administradores do aplicativo sejam notificados para recuperar o conteúdo.

Cópia da publicação do Coronel Sardilli no Facebook
Cópia da publicação do Coronel Sardilli no Facebook Cópia da publicação do Coronel Sardilli no Facebook

O pedido de investigação diz ainda que o coronel deve "nutrir um sentimento de gratidão quase que paternal pelo líder Paulista" por trabalhar na corporação há muitos anos.

Publicidade

Ressalta também que "isto não justifica o caráter publicitário político, já que ainda não existem presidenciáveis, devido a nossa legislação eleitoral".

A Polícia Militar negou, por meio de nota, que foi formalmente notificada sobre o pedido de análise da conduta do coronel e afirmou que, "quanto à postagem, foi feita em um momento de folga do coronel, expondo apenas sua opinião pessoal. De qualquer forma, todo o procedimento de apuração será cumprido em relação à denúncia, visando a esclarecer o ocorrido".

O R7 também tentou contato com o Coronel Alberto Malfi Sardilli, inclusive pela assessoria de imprensa da PM, mas não obteve retorno.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.