Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cratera formada há 2 semanas atrapalha bairro da Água Branca, que espera por Defesa Civil

Prefeitura fez vistoria e interditou calçada de prédio, mas problema segue sem solução, lamentam moradores: ‘Parece filme de terror’

São Paulo|Luan Leão, da Agência Record*

Cratera se formou há mais de duas semanas na zona oeste paulistana
Cratera se formou há mais de duas semanas na zona oeste paulistana Cratera se formou há mais de duas semanas na zona oeste paulistana

Uma cratera se formou há mais de duas semanas na avenida Santa Marina, no bairro da Água Branca, na zona oeste de São Paulo.

Segundo uma denúncia de moradores, o buraco, que ocupa quase toda a via, se formou pouco antes da semana do Natal.

A rua fica próximo da região onde, há cerca de um ano, outra cratera se abriu, dessa vez na marginal Tietê, depois que uma tuneladora, equipamento conhecimento como ‘tatuzão’, perfurou uma tubulação de esgoto durante obras da construção da Linha 6–Laranja do Metrô.

Na época, as imagens do buraco que aumentava de dimensão foram exibidas ao vivo pela Record TV. Na ocasião, ainda segundo os moradores, funcionários da Defesa Civil chegaram a vistoriar o prédio, mas garantiram que não havia risco para a estrutura.

Publicidade

Agora, imagens enviadas pelos moradores mostram que a cratera se localiza na frente do prédio, e, segundo eles, a Defesa Civil ainda não apareceu para fazer a vistoria.

Os moradores relatam que funcionários da prefeitura já visitaram o local, interditaram a calçada do prédio e alertaram para o risco de erosão.

Publicidade

Funcionários da Enel, empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica, também foram ao local, mas apenas colocaram um equipamento de sustentação para um poste da companhia que se localiza na calçada. A calçada fica a poucos metros de uma das torres do prédio.

O condomínio é residência de mais de mil pessoas e tem três torres de prédio, com 19 andares cada uma e seis apartamentos em cada andar.

Publicidade

Débora Coneglian, moradora de um dos prédios, relatou a apreensão com a dimensão da cratera. "Parece filme de terror", disse a jornalista.

Próximo ao local onde está a cratera, funcionam as obras de continuidade da Linha 6–Laranja do Metrô. Ainda de acordo com os moradores, a tuneladora passa muito próximo ao condomínio.

Em nota, a concessionária Linha Uni, responsável pela Linha 6-Laranja, informou que a cratera não tem relação com as obras do Metrô. "Todos os canteiros de obra estão devidamente sinalizados", escreveu.

Também em nota, a Enel informou que as fortes chuvas que atingiram a região da Água Branca nos últimos dias causaram um rompimento no asfalto da avenida Santa Marina onde há um poste da concessionária, mas não houve interrupção no fornecimento de energia. A distribuidora está aguardando a liberação do local para poder realizar o reparo no poste, mas os técnicos da companhia já reforçaram a estrutura do poste como medida preventiva.

Solicitamos uma nota de esclarecimentos à Prefeitura de São Paulo e à Defesa Civil.

*Estagiário, sob supervisão de Isabelle Gandolphi

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.