Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Delegado de SP recebia propina na caixa de correio

Dinheiro era pago por empresas responsáveis de fazer vistorias nos veículos

São Paulo|

A Corregedoria da Polícia Civil apurou que José Mário Toniato, da Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) de São Manuel, interior de São Paulo, recebia na caixa de correio as propinas pagas por empresas encarregadas de fazer vistorias nos veículos da cidade. O delegado foi preso na última sexta-feira (25) por corrupção passiva por determinação do juiz da 1ª Vara Criminal de São Manuel, Josias Martins de Almeida Júnior. O juiz entendeu que o delegado poderia coagir testemunhas.

De acordo com denúncias e depoimentos de testemunhas, o delegado cobrava uma taxa de R$ 10 para cada veículo vistoriado. A cobrança teria ocorrido entre 2011 e 2013 em duas empresas autorizadas a prestar o serviço. Em média, cerca de 500 vistorias eram realizadas por mês na cidade.

Segundo as denúncias, primeiro a cobrança era feita dentro da própria delegacia, mas depois, por segurança, o pagamento passou a ser feito em envelopes deixados na caixa de correspondência da casa do delegado. Se a propina não fosse paga, o delegado ameaçava dificultar a liberação dos documentos dos carros.

A Corregedoria investigava o caso desde setembro do ano passado, quando Toniato foi afastado do cargo. Durante as investigações, foram apreendidos materiais e documentos em uma das empresas envolvidas. Entre os documentos, estavam recibos de pagamento de parcelas de financiamento de dois carros do delegado, que teve quebrado o sigilo bancário e telefônico.

Publicidade

Nesta terça-feira (29) o Tribunal de Justiça de São Paulo negou pedido de liminar de habeas corpus para Toniato. A advogada Lélia Leme Sogayar, que faz a defesa do delegado, disse que a prisão de seu cliente foi "arbitrária e sem necessidade". Ela disse esperar o julgamento do mérito do habeas corpus e que não faria mais comentários sobre o caso a pedido da família.

Leia mais notícias de São Paulo

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.