Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Doria critica Prefeitura de SP por antecipar feriados sem aviso prévio

Segundo governador, anúncio gerou mal estar entre prefeitos do litoral, que estão preocupados com aumento de turistas

São Paulo|Do R7

Em visita ao Butantan, Doria criticou prefeitura por antecipar feriados sem aviso prévio
Em visita ao Butantan, Doria criticou prefeitura por antecipar feriados sem aviso prévio Em visita ao Butantan, Doria criticou prefeitura por antecipar feriados sem aviso prévio

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), criticou nesta sexta-feira (19) a decisão da Prefeitura de São Paulo de anunciar a antecipação de cinco feriados sem antes comunicar o governo do estado sobre a medida, que gerou mal estar entre os prefeitos do litoral.

"Prefeituras têm autonomia para decisões, reconhecemos isso, mas há certas decisões que o bom senso recomenda que sejam compartilhadas previamente com o governo porque implicam em impacto nas cidades vizinhas", afirma Doria.

Segundo o governador, os prefeitos das cidades litorâneas temem que os feriados antecipados entre os dias 26 de março e 4 de março aumentem o fluxo de turistas nas praias num momento de agravamento da pandemia e falta de leitos de UTI.

Leia também

"Faltou um pouco de bom senso da Prefeitura de São Paulo para evitar o mal estar que acabou provocando. Vamos tentar reduzir isso ao mínimo possível e atender as demandas dos prefeitos", conclui Doria. 

Publicidade

Às 11h, o governador vai se reunir com os prefeitos de cidades litorâneas para definir medidas que evitem a ida dos paulistanos às praias e ao interior durante o feriado prolongado na capital paulista.

Resposta de Covas

Publicidade

Em nota, o prefeito Bruno Covas (PSDB) rebateu as críticas de Doria. Covas, que se encontra no Hospital Sírio-Libanês para mais uma sessão de quimioterapia, fez a seguinte declaração sobre os comentários em relação à antecipação de feriados na cidade de São Paulo: “O senso que falta é o senso de urgência. Aqui na Prefeitura tem menos falação, foco no trabalho e colaboração. Faço o máximo que posso para defender o povo da minha cidade. Sempre aberto a colaborar com outras cidades e com o governo do Estado. Mas cada um precisa assumir suas responsabilidades.”

Em coletiva nesta quinta-feira (18), o prefeito Bruno Covas (PSDB) defendeu a medida para tentar aumentar o isolamento social diante da fila de espera por leitos de UTI na cidade. 

Publicidade

O objetivo é criar um feriadão com dez dias seguidos em que os trabalhadores da capital poderão ficar em casa. Será um período sem dias úteis "para poder forçar a cidade a parar", disse Covas. 

Novas doses CoronaVac

O governador acompanhou na manhã desta sexta-feira, na sede do Instituto Butantan, a entrega de mais 2 milhões de doses de vacinas contra o novo coronavírus ao Ministério da Saúde para o PNI (Programa Nacional de Imunizações). O lote integra os 7,3 milhões de unidades do imunizante entregues nesta semana.

Em março, foram distribuídas 11,1 milhões de vacinas em cinco remessas. Com o novo carregamento, o total de doses disponibilizadas ao PNI chega a 24,6 milhões.

A promessa é de que até o fim de abril, o número de vacinas entregres por São Paulo ao PNI some 46 milhões. O Butantan tenta entregar outras 54 milhões de doses até 30 de agosto, totalizando 100 milhões de unidades.

Até o fim deste mês é esperado um novo carregamento que corresponde a cerca de 6 milhões de doses.

Com a chegada de matéria-prima, o Instituto Butantan criou uma força-tarefa para acelerar a produção de doses, com o dobro de funcionários na linha de envase, e assim a atender a demanda. A fábrica funciona 24 horas por dia, com 373 trabalhadores que se revezam em três turnos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.