Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Estado de São Paulo tem 10.325 casos da variante Ômicron

São 4 casos importados da variante Ômicron XE, 2 da Ômicron XQ e 1 da Ômicron XG. Foram identificados 370 casos do subtipo BA.2

São Paulo|Do R7, com informações de Edilson Muniz, da Agência Record

Estado de São Paulo tem 10.325 casos da variante Ômicron
Estado de São Paulo tem 10.325 casos da variante Ômicron Estado de São Paulo tem 10.325 casos da variante Ômicron

O estado de São Paulo tem 10.325 casos da variante Ômicron, segundo balanço do CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado), a partir do resultado de sequenciamento genético e investigação epidemiológica.

São quatro casos importados da nova variante Ômicron XE, dois casos da Ômicron XQ (BA.1.1 e BA.2) e um caso da Ômicron XG. Foram identificados 370 casos do subtipo BA.2 da variante Ômicron no estado.

A Ômicron, assim como a Alpha, Beta, Gamma e Delta, é classificada de variante de atenção pelas autoridades sanitárias devido à possibilidade de aumento de transmissibilidade ou gravidade da infecção, por exemplo.

Leia também

Análises do Instituto Adolfo Lutz e do CVE identificaram, no decorrer da pandemia, três casos autóctones de Beta, 54 de Alpha, 2.917 de Gamma e 16.248 de Delta. A confirmação de uma variante ocorre por meio de sequenciamento genético.

Publicidade

As medidas já conhecidas pela população continuam essenciais para combater a pandemia: higienização das mãos (com água e sabão ou álcool em gel), distanciamento social e vacinação contra a Covid-19.

Nova variante recombinante XG

A nova variante XG foi encontrada em uma mulher de 59 anos em São Paulo. Essa é a terceira recombinante detectada em um período de dois meses pela Rede de Alerta das Variantes, do Instituto Butantan.

Publicidade

A paciente é moradora do bairro da Penha, na zona leste da capital paulista. Ainda não há informações sobre os sintomas, histórico de viagem e esquema vacinal da mulher.

A XG é uma recombinante das linhagens BA.1 e BA.2 da cepa Ômicron, mas com mutações diferentes.

"Todas as variantes recombinantes ainda necessitam de mais atenção na questão de disseminação. Há no mundo apenas 205 sequências da XG, e isso é pouco em relação à população mundial e ao número de variantes que estão circulando", explica Gabriela Ribeiro, da Rede de Alerta das Variantes, do Butantan.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.