Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Estado de SP já libertou 3,1 mil presos por causa da pandemia

Segundo a Secretaria da Administração Penitenciária, 14 presos tiveram a covid-19 confirmada por exames, e sete morreram

São Paulo|Márcio Pinho, do R7

Estado de SP já libertou mais de 3,1 mil presos por causa da pandemia
Estado de SP já libertou mais de 3,1 mil presos por causa da pandemia Estado de SP já libertou mais de 3,1 mil presos por causa da pandemia

O Estado de São Paulo já libertou 3.103 mil presos por decisões judiciais motivadas pela pandemia de covid-19. O balanço é da Secretaria da Administração Penitenciária e considera o período de 19 de março, um dia antes de o governador João Doria anunciar um decreto de calamidade pública no estado em razão do novo coronavírus, e a última terça-feira (5).

Entre os beneficiados está o ex-médico Roger Abdelmassih, de 76 anos, que solicitou o benefício alegando fazer parte do grupo de risco da doença, pois além de ser idoso tem doenças cardíacas e respiratórias, conforme laudos apresentados ao Judiciário.

O dado é pouco mais de 10% do total do Brasil, que tem 30 mil liberados, segundo o Depen (Departamento Penitenciário Nacional), em balanço de abril.

Lei anticrime vetará 'saidinhas', mas atuais presos mantêm benefício

Publicidade

Em São Paulo, 14 presos tiveram a covid-19 confirmada por meio de exames laboratoriais. Deste total, sete morreram. Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária de São Paulo, nos casos suspeitos entre os presos, o paciente é isolado e a Vigilância Epidemiológica local é contatada.

Além das medidas de higiene e distanciamento preconizados pelos órgãos de saúde, as atividades coletivas foram suspensas, e a limpeza de áreas foi intensificada. As visitas foram canceladas, e os presos que entram no sistema passam por uma quarentena.

Publicidade

Saída temporária

Outra mudança na dinâmica das prisões foi a suspensão da saída temporária para detentos do regime semiaberto. O benefício previsto em lei é concedido pela Justiça cinco vezes ao ano, geralmente em feriados.

No dia das Mães, por exemplo, saíram no ano passado 29.862 presos e retornaram 28.742 reeducandos - um índice de retorno de 96,25%.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.