Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

'Estamos tentando evitar judicialização' diz Haddad sobre Paulista

MPE sugeriu que mantenha aberta para carros uma faixa de rolagem de cada sentido da via

São Paulo|

Haddad disse que a Prefeitura vai "esgotar todas as possibilidades" antes de decidir pela abertura da via
Haddad disse que a Prefeitura vai "esgotar todas as possibilidades" antes de decidir pela abertura da via Haddad disse que a Prefeitura vai "esgotar todas as possibilidades" antes de decidir pela abertura da via

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), disse nesta sexta-feira (9), que tem mantido o diálogo com o MPE (Ministério Público Estadual) para garantir a abertura para pedestres e ciclistas da avenida Paulista aos domingos sem recorrer à judicialização. O MPE pediu nesta quinta-feira (8), que a gestão municipal feche a via parcialmente, garantindo uma faixa de rolamento para a passagem de veículos. O órgão solicitou ainda um novo período de testes, entre quatro e seis meses, além de mais audiências públicas.

— Estamos tentando evitar a judicialização como aconteceu com as ciclovias, com a redução da velocidade, com a faixa de ônibus. Não precisa judicializar tudo, mesmo porque a Prefeitura tem se dado bem nesse sentido.

Haddad disse que a Prefeitura vai "esgotar todas as possibilidades" antes de decidir pela abertura da avenida.

Como alternativa ao fechamento total da avenida Paulista para veículos aos domingos, o MPE-SP (Ministério Público do Estado de São Paulo) sugeriu, após reunião com a Prefeitura nesta quinta-feira (8), que a Prefeitura mantenha aberta para carros uma faixa de rolagem em cada sentido (Consolação e Paraíso). O promotor de Habitação e Urbanismo José Fernando Cecchi Júnior pediu que a Prefeitura faça novos testes e "diversas" audiências públicas.

Publicidade

Segundo Haddad, a CET (Companhia de Engenharia de Trânsito) vai avaliar a sugestão do MPE.

— O que pedimos para a CET verificar é a questão da segurança. Se deixar uma faixa de rolamento, será que o projeto se mantém seguro? Porque pode não ser seguro. Pode ser bom para o veículo e ruim para o cidadão. Se não for seguro, vamos levar ao conhecimento do MPE que isso vai trazer insegurança.

Publicidade

O prefeito voltou a afirmar que, se preciso, serão feitas novas audiências públicas para discutir o fechamento da Avenida Paulista para veículos. Haddad destacou a importância de fazer oitivas com a sociedade, mas lamentou a baixa adesão.

— Ela é limitada. Por mais barulho que você faça, o número de pessoas que comparece é sempre muito limitado.

Publicidade

Haddad disse que ainda não sabe se a Prefeitura voltará a fazer testes na Avenida Paulista e que conversou nesta quinta-feira com o secretário municipal dos Transportes, Jilmar Tatto, para avaliar a "conveniência de manter essa questão híbrida".

— Qual é a vantagem de ter uma faixa diante da desvantagem da insegurança? Vamos analisar.

Leia mais notícias sobre R7 São Paulo

Experimente: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.